Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beatas Maria Ana Vaillot e Odile Baumgartem

Sábado, 01 Fevereiro 2020por Visualizações : 9312

 1Fev Maria Ana e OdileBeata Maria Ana Vaillot nasceu em Fontainebleau (França) no ano de 1734. Era filha de Étienne Vaillot e de Anne Moran. Foi batizada ainda bebé a 13 de maio de 1734. Dois anos antes tinha nascido um irmão seu que morreu ao fim de uns meses, de tal forma que o nascimento de Maria Ana encheu de alegria toda a família. Ficou órfã de pai com poucos meses de idade.

Nada se sabe da infância da beata Maria Ana Vaillot. Aos 27 anos começou o postulado com as Filhas da Caridade e a 25 de setembro de 1761 ingressou no Seminário das Filhas da Caridade em Paris, sendo o Hospital de São João de Angers o seu quarto destino.

 

 

Por seu turno, Beata Odile Baumgartem nasceu na cidade de Gondrexange (França) a 15 de novembro de 1750. Era filha de Jean-Georges Baumgartem e de Catherine Gadel. Beata Odile Baumgartem foi batizada no dia seguinte ao seu nascimento. Era a quarta filha dos cinco filhos do casal. A beata ficou órfã de pai muito nova e perdeu os seus irmãos ainda em idade muito tenra.

A 4 de agosto de 1775, ingressou na Filhas da Caridade em Metz, e foi trabalhar para um hospital em Bretz. O hospital onde a beata Odile Baumgartem trabalhava foi destruído por um incêndio apenas sete meses após a sua chegada. Aí Odile Baumgartem foi transferida para o hospital de São João de Angers, ficando com a responsabilidade de gerir a farmácia do hospital.

 

Assim, se conheceriam as duas irmãs membros da Companhia das Filhas da Caridade, Maria Ana Vaillot e Odile Baumgartem. O hospital São João de Angers, foi construído no final do século XII por Henrique II de Inglaterra como reparação pelo assassinato de São Tomás Becket (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/12/29/47279/-/s-tom%C3%A1s-becket.html). No ano de 1639 a administração do hospital passou para a Companhia das Filhas da Caridade.

Em França, viviam-se tempos difíceis, contudo até 1790 em Angers, a Revolução pouco se fazia sentir, sendo que as irmãs apenas eram informadas do que se passava em Paris por cartas que chegavam desde a capital do país. Porém, no ano de 1791 as irmãs começaram a sentir-se pressionadas pelo juramento de fidelidade que todos deviam prestar à constituição civil do clero. As Filhas da Caridade que tratavam do hospital viram-se obrigadas a encerrar a capela do mesmo em abril de 1791 e foram proibidas de se confessar ao pároco local, porque este não tinha prestado o juramento à constituição civil do clero. A irmã Antoinette Taillade, superiora geral da ordem, protestou e as autoridades municipais permitiram então que se confessassem a qualquer sacerdote. Contudo, todos aqueles que não tinham realizado o juramento e que não estivessem doentes ou não fossem de idade avançada foram presos e deportados. Isto resultou no exílio de 264 sacerdotes da zona de Angers.

Em agosto de 1792, foi exigido por lei, um novo juramento, em nome da Liberdade e da igualdade, se se quisesse manter um emprego por parte do Estado. Quem não prestasse o juramento via o seu salário ser corto e a partir de abril de 1793 era deportado para a Guiana Francesa. Em outubro desse mesmo ano de 1793, o juramento passou a ser obrigatório para todas as ordens religiosas femininas.

Por se negarem a prestar juramento as Beatas Maria Ana Vaillot e Odile Baumgartem foram presas, no convento do Calvário, juntamente com a sua superiora Antoinette Taillade. Posteriormente as beatas foram transferidas para o convento do Bom Pastor. As autoridades esperavam com esta separação convencer a superiora a obrigar a comunidade a prestar juramento. A 28 de janeiro de 1794 as beatas Maria Ana e Odile foram interrogadas no convento do Bom Pastor e condenadas à morte por fuzilamento, por se negarem a prestar juramento.

Foram fuziladas a 1 de fevereiro de 1794.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/10/22/57204/-/s-jo%C3%A3o-paulo-ii.html) a 19 de Fevereiro de 1984.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 Rm 10, 9-18; Sl 18 A, 2-3. 4-5 Ev Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos. SÁBADO à tarde Roxo. * I Vésp. do Domingo I do Advento (Semana I do Saltério) – Compl. dep. I Vésp. dom. Começa o I volume da Liturgia das Horas.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18