Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Laura Vicunha

Quarta-feira, 22 Janeiro 2020por Visualizações : 5972

22 jan - Laura VicuaA Beata Laura Vicunha (Laura Vicuña) nasceu a 5 de Abril do ano de 1891 em Santiago, Chile e faleceu a 22 de Janeiro do ano de 1904, em Júnin de los Andes, Neuquén, Argentina. Laura Vicunha foi a primeira filha do casamento de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino. O pai de Laura Vicuña era militar e pertencia a uma família da alta sociedade chilena; a mãe de Laura Vicuña vinha de um estrato social mais baixo, o que fazia com que Mercedes Pino não fosse do agrado dos familiares do seu esposo.

No fim do século XIX, o Chile encontrava-se no meio de uma Guerra Civil e de Sucessão. De um lado encontrava-se Cláudio Vicuña, parente distante do pai da Beata Laura Vicuña, e que queriam que sucedesse ao presidente José Manuel Balmaceda. Cláudio Vicuña não aceitou o cargo e então foi iniciada uma perseguição a toda a família Vicuña, obrigando os membros da família de Laura Vicuña a buscar rotas de exílio no país. 

No ano de 1894, e logo após o nascimento da segunda filha do casal, Júlia Amanda, o pai de Laura Vicuña morreu, deixando a sua mulher e filhas sem fundos, sem um futuro claro ou horizontes que pudessem seguir, além do risco decorrente de carregar o nome Vicuña. Desesperada, Mercedes Pino, pega nas suas filhas e decidem esconder-se na Argentina, enquanto os conflitos no Chile continuassem.

Estabeleceram-se nas proximidades de Neuquén. Mercedes Pino, mãe da Beata Laura Vicuña, procurou trabalho para propocionar às suas filhas condições para estudarem. Encontrou trabalho na estância de Quilquihué, propriedade de Manuel Mora. Não tardou muito, para que Manuel Mora pressiona-se Mercedes, para que esta o atendesse como uma esposa por forma a que ele pagasse os estudos das meninas e as três se mantivessem na propriedade. É assim que a Beata Laura Vicuña ingressa no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, pertencente à Congregação Salesiana, onde teve educação cultural e religiosa.

No dia 2 de Junho de 1901, Laura Vicuña realizou a sua primeira comunhão. Entregou a sua vida pela conversão da sua mãe. Antes de morrer confessou a sua mãe o seu pedido de esta se converter e no leito da morte de sua filha Mercedes Pino converteu-se.

 Foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 3 de Setembro de 1988.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18