São Domingos de Silos

20 12 S. Domingos de SilosSão Domingos de Silos nasceu no ano 1000 em na Espanha e faleceu a 20 de Dezembro de 1073 em Silos, Burgos (Espanha). São Domingos de Silos nasceu numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite aos pobres. Ao mesmo tempo, São Domingos de Silos era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.

O pároco viu a boa vontade de São Domingos de Silos e ajudou-o a entrar no seminário. Depois de ser ordenado São Domingos passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão.

Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Depois São Domingos de Silos foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o São Domingos de Silos recusou de forma humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, São Domingos de Silos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, o recebeu no seu palácio. No entanto, São Domingos retirou-se para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.

São Domingos de Silos teve uma visão de um anjo em sonho que lhe prometeu três coroas: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos.

São Domingos de Silos, previu a sua morte que ocorreu a 20 de Dezembro de 1073 no mosteiro de S. Sebastião de Silos. O seu exemplo de bondade e simplicidade foi tão forte que o seu próprio pai decidiu tornar-se monge.

Dos diversos milagres que se atribuem ao São Domingos de Silos o mais difícil é a libertação de um cristão que estava em poder dos mouros. Sabendo que São Domingos de Silos se dedicava a libertar os cristãos aprisionados, os mouros decidiram meter o prisioneiro dentro de uma pesada arca.

Sobre o imenso e pesado móvel dormia um cachorro, um galo e uma galinha que tinham por missão despertar com latidos e cacarejos o mouro, se alguém dela se aproximasse.

Passaram-se os dias, e os animais continuavam a dormir em cima da arca enquanto o mouro espiava a cada momento pelas fendas de uma porta. O tempo passava e São Domingos de Silos não aparecia para resgatar o cristão.

O prisioneiro sentia que o seu corpo se ia debilitando dia a dia, e já tinha perdido as esperanças de ser resgatado.

Sem encontrar resistência, em uma noite, quando o mouro dormia sob o efeito de uma tremenda bebedeira, apareceu São Domingos de Silos que levou pelos ares não só a arca onde se encontrava o cristão, bem como o galo, a galinha e o cachorro, levando tudo até o povoado de Silos. Donde os monges fizeram tocar de alegria os sinos acompanhados pelo clamor incessante das pessoas que receberam o prisioneiro libertado.

São Domingos de Silos, rogai por nós!

• S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.