Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Domingos de Silos

Sexta-feira, 20 Dezembro 2019por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 887

20 12 S. Domingos de SilosSão Domingos de Silos nasceu no ano 1000 em na Espanha e faleceu a 20 de Dezembro de 1073 em Silos, Burgos (Espanha). São Domingos de Silos nasceu numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite aos pobres. Ao mesmo tempo, São Domingos de Silos era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.

O pároco viu a boa vontade de São Domingos de Silos e ajudou-o a entrar no seminário. Depois de ser ordenado São Domingos passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão.

Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Depois São Domingos de Silos foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o São Domingos de Silos recusou de forma humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, São Domingos de Silos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, o recebeu no seu palácio. No entanto, São Domingos retirou-se para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.

São Domingos de Silos teve uma visão de um anjo em sonho que lhe prometeu três coroas: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos.

São Domingos de Silos, previu a sua morte que ocorreu a 20 de Dezembro de 1073 no mosteiro de S. Sebastião de Silos. O seu exemplo de bondade e simplicidade foi tão forte que o seu próprio pai decidiu tornar-se monge.

Dos diversos milagres que se atribuem ao São Domingos de Silos o mais difícil é a libertação de um cristão que estava em poder dos mouros. Sabendo que São Domingos de Silos se dedicava a libertar os cristãos aprisionados, os mouros decidiram meter o prisioneiro dentro de uma pesada arca.

Sobre o imenso e pesado móvel dormia um cachorro, um galo e uma galinha que tinham por missão despertar com latidos e cacarejos o mouro, se alguém dela se aproximasse.        

Passaram-se os dias, e os animais continuavam a dormir em cima da arca enquanto o mouro espiava a cada momento pelas fendas de uma porta. O tempo passava e São Domingos de Silos não aparecia para resgatar o cristão.           

O prisioneiro sentia que o seu corpo se ia debilitando dia a dia, e já tinha perdido as esperanças de ser resgatado.

Sem encontrar resistência, em uma noite, quando o mouro dormia sob o efeito de uma tremenda bebedeira, apareceu São Domingos de Silos que levou pelos ares não só a arca onde se encontrava o cristão, bem como o galo, a galinha e o cachorro, levando tudo até o povoado de Silos. Donde os monges fizeram tocar de alegria os sinos acompanhados pelo clamor incessante das pessoas que receberam o prisioneiro libertado.

 

São Domingos de Silos, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

  • A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

  • O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
4
Favoritos web
18