São Geraldo

5 12 S. Geraldo

São Geraldo, nasceu no século XI em Cahors (França) e faleceu em 5 de Dezembro de 1108 em Bornes, distrito de Bragança (Portugal).

São Geraldo é oriundo de uma família nobre, professou entre os beneditinos do mosteiro clunisino de Moissac, onde desempenhou os cargos de bibliotecário, mestre dos oblatos e cantor.

O bispo Bernardo de Toledo levou S. Geraldo para a catedral de Toledo para aí exercer as funções de mestre e de cantor.

Em 1100, S. Geraldo viajou a Roma para obter do Papa Pascoal II a dignidade metropolítica para a Sé de Braga a título definitivo. A autonomia eclesiástica de Braga seria o prenúncio da independência do Condado Portucalense.Em 1103 é nomeado arcebispo de Braga, tendo como dioceses sufragâneas Porto, Viseu, Lamego, Coimbra, Lugo, Mondonhedo, Pontevedra, Ourense e Astorga.

S. Geraldo teve um governo curto mas intenso, em que levou a efeito um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da Sé, recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano, conseguindo aniquilar os focos de resistência anti-romana na sua diocese.

Conta-se que estando S. Geraldo doente e temendo-se a sua morte terá pedido aos monges que lhe trouxessem fruta das árvores do quintal.

Admirados com tal pedido e incrédulos, os monges foram ao quintal procurando nas árvores os desejados frutos e nada encontraram. Voltaram para junto do Bispo desalentados. S. Geraldo, persistia voltando a renovar o seu pedido, desejando frutos suculentos que lhe matassem a sede.

Obedientes, os monges, voltaram de novo ao quintal e nada encontraram. Mais uma vez desalentados voltaram para junto do bispo por não lhe poderem satisfazer o seu insistente pedido.

Pela terceira vez, o bispo pede aos frades que voltem de novo ao quintal e lhe tragam os frutos desejados. Estes, pouco crentes, regressam ao quintal, para seu espanto, vêem que as árvores estão carregadas de frutos.

O milagre tinha acontecido! Plenos de felicidade, levam-nos à presença de S. Geraldo.

Este, erguendo os olhos ao céu, agradece a Deus tamanho milagre, no que é acompanhado pelos servos da sua cúria.

Séculos passados, ainda hoje, no dia 5 de Dezembro, se celebra na sua capela na Sé de Braga, o milagre dos frutos, ficando esta durante todo o dia ornamentada com frutos naturais da época.

São Geraldo é padroeiro da cidade de Braga, e encontra-se sepultado na Sé Catedral desta cidade.

São Geraldo rogai por nós!

• S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.