São Teodoro Studita

12 11 S. Teodoro Studita

São Teodoro Studita, também chamado de Teodoro de Estúdio, foi um monge bizantino e abade do Mosteiro de Estúdio em Constantinopla.

Nasceu em 759 na cidade de Constantinopla, filho de Fotino, um importante oficial de finanças na burocracia financeira do palácio. Era sobrinho de Platão (padre ordenado em 759, que vivia como um monge no Mosteiro de Símbola, na Bitínia, Turquia), também um oficial de alta patente na burocracia financeira do palácio, o que fazia com que a família de Teodoro Studita controlasse uma parte significativa da administração financeira do império durante o reinado do imperador Constantino V Coprônimo. Teodoro tinha um irmão e uma irmã.

Teodoro, seu pai e seus irmãos viajaram para a Bitínia com Platão em 781, onde eles começaram a transformar a propriedade da família numa instituição religiosa, que se tornou conhecida como Mosteiro de Sacúdio. Platão tornou-se o abade da nova instituição e Teodoro era o seu "braço direito". Os dois modelaram as regras de acordo com a obra de Basílio de Cesareia.

Em 794, Teodoro tornou-se o abade de Sacúdio, quando seu tio Platão se retirou da operação diária do mosteiro e se dedicou ao silêncio.

Teodoro teve um papel preponderante no renascimento tanto do monasticismo bizantino

quanto dos gêneros literários clássicos no Império. Além disso, ficou conhecido como um feroz adversário do Iconoclasma, um dos diversos conflitos que o colocaram contra o imperador e o patriarca de Constantinopla.

S. Teodoro Studita faleceu em 11 de novembro de 826, celebrando a missa, aparentemente no Mosteiro de São Trifão, no Cabo Ácritas, na Bitínia. Dezoito anos depois seus restos mortais, juntamente com os de seu irmão José de Tessalônica, foram trazidos de volta para o Mosteiro de Estúdio e enterrados ao lado dos de seu tio Platão.

• S. Marcelino e S. Pedro, mártires – MF Verde ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 2 Pedro 3, 12-15a. 17-18; Sal 89 (90), 2. 3-4. 10. 14 e 16 Ev Mc 12, 13-17 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Félix de Nicosia, religioso – MF

São Félix de Nicosia
São Marcelino
São Pedro, mártir

• Alexandra Chumbo, Diocese de Setúbal A meio de Março de 2020 a vida dos portugueses mudou. De repente, sem tempo para grandes adaptações nem programações, a maior parte das famílias viu-se confinada à sua casa, ao seu agregado familiar, não podendo manter as suas rotinas habituais. Talvez nunca nenhum de nós tivesse pensado este cenário, […] The post Desafios à Família neste tempo de “Tele-tudo” appeared first on Agência ECCLESIA.

• Padre Emanuel Brandão está a viver com «emoção» a sua primeira festa do Senhor de Matosinhos The post Senhor de Matosinhos: Automóveis levaram a imagem ao encontro de «muita devoção» e para abençoar a cidade appeared first on Agência ECCLESIA.

• Trazer a “criatividade à catequese”, ser ponte em “Abrigo de Sorrisos” ou “Adotar um avô” são “Momentos F5” que os jovens partilharam Lisboa, 01 jun 2020 (Ecclesia) – Teresa Valente adotou uma avó, Cláudio Louro dinamizou catequeses de infância e Sara Sabim foi intermediária entre crianças e os profissionais de saúde, regressos à infância em […] The post «Conversas na Ecclesia»: «Ser outra vez como criança» ajuda a olhar o Mundo em desconfinamento (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.