Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Josafat

Terça-feira, 12 Novembro 2019por Visualizações : 2171

12 11 S. Josafat O santo mártir Josafat Kuntzevitch, nasceu na Ucrânia no ano de 1580. Filho de pais ortodoxos, Gabriel e Maria Kuntzevitch. Desde muito pequeno viveu, S. Josafat uma vida santa, através da Divina Liturgia e da Liturgia das Horas. Aos vinte anos, Josafat tornou-se monge na Ordem de São Basílio, recebendo o nome de Josafat. Em pouco tempo, era nomeado superior do convento e, logo depois, arquimandrita (sacerdote celibatário ortodoxo digno de honra pelos seus serviços) de Polock. Com apenas trinta e sete anos, assumiu, embora a contragosto, o arcebispado de Polock.

Em busca da verdade, S. Josafat voltou-se para a comunhão com a Igreja Católica. Josafat não foi o único. Como ele, em 1596, bispos ucranianos e bielorrussos da jurisdição do Metropolita de Kiev decidiram confirmar sua união com a Sé Apostólica de Roma através do “Tratado de Brest”. Estes povos viram a Igreja Romana como a única mãe de toda a comunidade cristã, prestando a ela a devida obediência e veneração. Com frequência, a história de São Josafat confunde-se com a história do Tratado de Brest.
São Josafat mártir pela união das Igrejas; reformador da Ordem de São Basílio Magno, é o ícone dos religiosos e padroeiro do ecumenismo.

Dizem os escritos antigos que a brilhante carreira era plenamente justificada pelos seus dotes intelectuais e, principalmente, pelo exemplo de suas virtudes, obediência total à disciplina monástica e à prática da caridade. Exemplo disso foi quando, certa vez, sem ter como ajudar uma viúva que passava necessidades, penhorou o pálio de bispo para conseguir dinheiro e socorrê-la.

São Josafat destaca-se como a estrela da santidade, homem de oração e do silêncio. Nestes fundamentos ele reforma a Ordem de São Basílio Magno em companhia de João Velhamen Rutskyj (1607-1623). Oferece a sua vida em sacrifício pela unidade da Igreja de Cristo.

O amor a Deus levou Josafat para uma profunda e viva oração, união com irmãos com Deus. Por esse motivo a Igreja lhe deu o título de: São Josafat, mártir pela união das Igreja e o reformador da Ordem de São Basílio Magno.

Singularmente uma figura perfeita de bispo e um exemplar promotor e legislador da vida monástica Josafat tornou-se arcebispo de Polock e Vitebsk, foi afamado pela santidade de sua vida e pelo seu zelo apostólico, sendo um intrépido defensor da unidade. Por esta unidade, Josafat lutou toda a sua vida e também por ela morreu como mártir.

Josafat foi perseguido com ódio e com planos sanguinários pelos ortodoxos, que eram contra a reunificação da Igreja com a Sé Apostólica de Roma. Em 12 de novembro de 1623, foi ferido e cruelmente assassinado quando se dirigia para a celebração da liturgia das horas e depois à Divina Liturgia.

Foi o primeiro santo da igreja do oriente a ser canonizado.

O Papa Pio XI declarou São Josafat o padroeiro da união entre ortodoxos e católicos em 12 de novembro de 1923, data do terceiro centenário de seu martírio.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18