Beatos Afonso de Navarrete e companheiros

Quarta-feira, 06 Novembro 2019por Visualizações : 3769

Beato Afonso de Navarrete e os seus 19 companheiros dominicanos, chegaram ao Japão em 1602, e estabeleceram o seu campo missionário na ilha de Kyûshû. Após a sua chegada, um edito de perseguição contra o cristianismo já havia sido promulgado por Toyotomi Hideyoshi. Os tormentos que aguardavam os missionários eram chocantes.

Apesar de tudo, tal como outros religiosos, Afonso de Navarrete e os dominicanos têm a coragem de entrar nesse país onde outros camaradas já haviam derramado o seu sangue pela fé.

Graças à relativa calma que reinava na primeira década do século XVII, Afonso de Navarrete e os seus companheiros conseguiram implantar as suas atividades em várias áreas da ilha de Kyushu e chegaram mesmo a fundar igrejas em Kyoto e Osaka. Mas a situação piora quando, em 1614, Tokugawa Ieyasu publica um edito mais repressivo e cruel. Os religiosos são então obrigados a usar a escuridão da noite para evangelizar e encorajar os cristãos leigos a participar da ajuda e proteção dos missionários. Ieyasu morre em 1616, mas Hidetada, seu sucessor no shogunato, intensifica a opressão contra o cristianismo. Pouco a pouco, as prisões estão repletas de religiosos: jesuítas, agostinianos, franciscanos, dominicanos e fervorosos leigos cristãos, que serão sucessivamente conduzidos ao altar do martírio.

Mesmo nas prisões, Afonso de Navarrete e os seus companheiros não pararam de evangelizar.