Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Catarina Drexel

Quarta-feira, 03 Março 2021por Visualizações : 1864

3Mar Catarina DrexelSanta Catarina Drexel nasceu a 26 de novembro de 1858 em Filadélfia, Pensilvânia (E.U.A) e faleceu a 3 de março de 1955, no convento de Santa Elizabeth em Bensalem Township, Pensilvânia.

Santa Catarina Drexel era filha do banqueiro Francis Anthony Drexel e de Hannah Jane Langstroth, sua primeira esposa.  O pai de Catarina Drexel era bem conhecido como filantropo (pessoa que sente amor pela humanidade). Os pais de Catarina Drexel inculcaram nas filhas a ideia de que deviam utilizar a sua riqueza generosamente. A irmã mais velha de Catarina Drexel, Isabel, abriu uma escola para órfãos na Pensilvânia; e a sua irmã mais nova fundou uma escola para pessoas pobres de raça negra na Virgínia.

A mãe de Catarina faleceu pouco depois de seu nascimento e o seu pai, o senhor Drexel voltou a casar-se dois anos depois. A nova esposa do Sr. Drexel fez um oratório na casa e marcou um horário para as orações diárias das filhas. A família procurava manter as crianças rodeadas de amizades que tinham princípios católicos. Quando Catarina Drexel tinha com 15 anos, foi com a família a Roma onde tiveram uma audiência com o Papa Pio IX. Foi uma experiência que marcou a alma de Catarina Drexel profundamente.

Catarina Drexel cuidou da sua madrasta por três anos até que em 1883 esta veio a falecer.

Durante uma viagem com a família ao Oeste americano, Catarina Drexel, ainda jovem, deu-se conta da miséria em que viviam os indígenas da América. Esta experiência acendeu nela o desejo de fazer qualquer coisa para aliviar as condições da sua vida e caracterizou o seu empenhamento pessoal e financeiro para o sustento das missões e dos missionários nos Estados Unidos em favor dos índios.

Quando se encontrou com o Papa Leão XIII, durante uma audiência no ano de 1887, Catarina Drexel pediu ao Papa missionários para trabalhar com os índios a quem ela ajudava no Estado de Wyoming. O Papa sugeriu-lhe a ideia de ela mesma se tornar missionária. Catarina consultou o seu diretor espiritual e logo tomou a decisão de se entregar totalmente a Deus, juntamente com a sua herança, ao serviço dos índios e dos afro-americanos.

Catarina Drexel visitou os estados do Norte e Sul Dakota, conheceu o chefe índio da tribo Sioux, e começou sua ajuda sistemática às missões com os índios americanos.

Assim, a sua riqueza tornou-se pobreza em espírito, que caracterizou a sua vida.       Entrou no noviciado das Irmãs da Misericórdia (Sisters of Mercy). Fez a profissão religiosa em 12 de fevereiro de 1891, fundando depois as Irmãs do Santíssimo Sacramento em Santa Fé, Novo México, com a finalidade de difundir a mensagem do Evangelho e a vida eucarística entre os índios e os afro-americano.

Santa Francisca Xavier Cabrini (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/11/13/35453/-/francisca-xavier-cabrini.html), aconselhou-a que recebesse a aprovação de Roma para a sua fundação, o que aconteceu no ano de 1913.

De 1891 até à sua morte em 1955, Catarina Drexel dedicou a sua vida e a sua fortuna pessoal ao seu trabalho. No ano de 1942, Catarina Drexel já tinha um sistema de escolas católicas para índios americanos e negros em 13 estados. Este sistema incluía 40 missões, 23 escolas rurais, 50 missões para os índios e a Universidade Xavier em Nova Orleães, Louisiana, E.U.A., a primeira universidade nos Estados Unidos para as pessoas de raça negra.  Por tudo isto Catarina sofreu perseguições.

Catarina Drexel também fundou muitas capelas, conventos e mosteiros. Quando morreu, em 1955, mais de quinhentas Irmãs ensinavam em 63 escolas em todo o país.

Em 1935, Catarina sofreu um severo ataque do coração, e nos 20 anos seguintes viveu retirada, passou o resto de sua vida concentrada na oração e na meditação. Morreu no dia 3 de março de 1955, aos 96 anos, no convento de Santa Elizabeth em Bensalem Township, Pensilvânia.

Catarina Drexel era uma mulher de muita oração, que encontrou sempre na Eucaristia a fonte do seu amor pelos pobres. Nos últimos 20 anos de sua vida, permaneceu quase imóvel, devido a uma doença grave passando a dedicar-se totalmente a uma vida de adoração e contemplação, como sempre desejara desde a juventude.

Faleceu em 3 de março de 1955, aos 96 anos.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II a 01 de outubro de 2000.

 

Santa Catarina Drexel rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18