Beato Daniel Brottier

Domingo, 28 Fevereiro 2021por Visualizações : 2053

28Fev B. Daniel BrottierBeato Daniel Brottier nasceu a 7 de setembro de 1876, La Ferté-Saint-Cyr (França) e faleceu a28 de fevereiro de 1936 em Paris (França). Era filho de Jean-Baptiste Brottier e Herminie Bouthe,

Desde criança o Beato Daniel Brottier sempre manifestou o seu caráter caridoso e a sua profunda religiosidade manifestando uma devoção especial à Virgem Maria. De modo progressivo foi crescendo no beato Daniel Brottier um desejo sincero de consagrar-se a Deus.

Em 1890, Daniel entrou para o seminário, dedicando-se aos estudos e à vida de oração, passando pelas ordenações menores e fazendo por um ano o serviço militar. Com 23 anos de idade já foi ordenado sacerdote.

Seu ministério teve início como professor, num colégio eclesiástico de Pontlevoy, próximo a Paris. No entanto, logo sentiu despertar sua vocação particular para a vida missionária.

Assim, no ano de 1902, ingressou na Congregação do Espírito Santo, onde emitiu seus votos perpétuos depois de um ano de atividade pastoral. Atuando como padre espiritano e missionário, solicitou aprovação para pregar e prestar serviços no Senegal, na época colónia francesa na África, onde se dedicou a pregar e a cuidar dos pobres e carentes.

Esteve em missão no Senegal durante 7 anos depois o beato Daniel Brottier viu-se obrigado a voltar a França devido a uma doença grave, precisando retornar definitivamente para a França. Contudo, não abandonou sua missão de missionário.

Já na França, depois de curado, fundou a obra do Memorial Africano, que tinha como objetivo construir uma catedral em Dakar, capital do Senegal. Para conseguir o seu intento, o beato Daniel Brottier solicitou ajuda, e obteve-a, do bispo de Dakar, também padre espiritano. Assim, Daniel Brottier foi nomeado vigário-geral de Dakar, mantendo residência em Paris e tornando-se diretor da Catedral-Monumento.

Em 1914 estala a primeira guerra mundial e Daniel Brottier sente que o seu lugar é estar junto aos soldados, a consolar os feridos e a assistir os moribundos no campo de batalha. Assim decide ir apoiá-los como capelão, tarefa a que se entrega de alma e coração durante 4 anos. Tornou-se um capelão lendário, mostrando arrojo e ponderação, tomando sempre atitudes corajosas, embora prudentes e, com isso, virou amigo e confidente de soldados e oficiais. No fim da Guerra foi condecorado com a Cruz da Guerra e com a Legião de Honra.

Em 1923, tornou-se diretor da Casa dos Órfãos Aprendizes de Auteuil, que chegou a abrigar cerca de mil e quatrocentos jovens abandonados e carentes. Fundou também a União Nacional dos Antigos Combatentes, com cerca de dois milhões de associados.

Morreu a 28 de fevereiro de 1936.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 25 de novembro de 1984.