Sigfrido de Suécia

Segunda-feira, 15 Fevereiro 2021por Visualizações : 5783

15Fev Sigfrido da SueciaSigfrido da Suécia, também é conhecido como Sigfried, Siegfrid, Siegfried ou Sigfridus e terá nascido em Glastonbury (Inglaterra) e falecido no ano de 1045 em Växjö (Suécia), contudo estes dados não são dados como definitivos. Algumas biografias dão-no como morto em 1067. O certo é que Sigfrido foi um dos primeiros missionários católicos na Suécia e um dos primeiros missionários ingleses a estender o cristianismo àquele país. É considerado apóstolo das províncias de Smalanda e Gotlândia Ocidental, ambas na Suécia. É também o padroeiro do País.
Os dados dizem-nos que Sigfrido enviou os missionários Ésquilo e Botuido para cristianizar a região do lago Mälaren.
Entretanto Sigfrido terá chegado à localidade de Varend, na província de Smaland, proveniente da Dinamarca, com os seus três sobrinhos que foram assassinados perto de Växjö, enquanto Sigfrido se encontrava em Västergötland. Crê-se que Sigrido terá baptizado o rei Olof Skotkonung em 1008 em Västergötland. Quando regressou a Värend, Sigrido da Suécia encontrou uma tina de madeira flutuando num lago com as cabeças dos seus sobrinhos, e por isso é costume vê-lo representado com mitra de bispo, um báculo e três cabeças na mão.
Sigfrido continuou a realizar pregações e a construir igrejas em todo o sul da Suécia, até morrer, em Växkö, onde repousam seus restos.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Magno das Órcades
Santa Bernardette