Erro
  • Erro ao carregar sinal web

Mês anterior

São Basílio, o Grande

02 Jan   Baslio

São Basílio, nasceu no ano de 330 na Capadócia, actual Turquia e faleceu no ano de 379 em Cesareia, Capadócia. São Basílio nasceu no seio duma família profundamente cristã. Os seus pais são reverenciados como santos nas Igrejas ortodoxas orientais.

Recebeu a instrução primária em casa, tendo depois estudado em Constantinopla (atualmente Istambul) e Atenas, onde conheceu Gregório Nazianzeno (santo celebrado também neste dia - http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/02/178/-/s-greg%C3%B3rio-nazianzeno-nazia

nzo.html).

Ambos se juntaram a uma comunidade cristã no Ponto, onde Basílio desenvolveu os seus ensinamentos sobre o monasticismo.

Viria a ser ordenado por volta do ano 362 e regressou a Cesareia, onde desenvolveu um argumento teológico contra o arianismo, na altura o credo do imperador romano Valente. No ano de 379, Basílio sucedeu a Eusébio como bispo de Cesareia. Os seus argumentos em defesa do Concílio de Niceia de 325 foram favoravelmente apresentados por Gregório Nazianzeno no Concílio de Constantinopla de 381, após a morte prematura de Basílio.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54 (55), 7-8. 9-10a. 10b-11ab. 23 Ev Mc 9, 30-37 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Oração de Jesus Cristo no Horto – MO * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Oração de Jesus Cristo no Horto – MF * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Santa Valburga
São Calisto Caravário