Nossa Senhora de Fátima

Quarta-feira, 13 Maio 2020por Visualizações : 1843

13mai n. sr. fatimaNossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria.

A invocação de Nossa Senhora sob o título de Nossa Senhora de Fátima advém das aparições marianas onde a Senhora se identificou como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Em 1917, o ano da Revolução Soviética, Lúcia dos Santos e os seus primos São Francisco e Santa Jacinta Marto (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/20/56056/-/s%C3%A3o-francisco-e-santa-jacinta-marto.html), popularmente chamados de "Os Três Pastorinhos", presenciaram seis aparições de Nossa Senhora.

Na primeira aparição que ocorreu a 13 de maio de 1917, Nossa Senhora de Fátima disse aos pastorinhos que apareceria durante 6 meses no mesmo local e à mesma hora e pediu-lhes que fossem até ao local que depois lhes diria quem era e o que queria. Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro. No dia 13 de agosto de 1917 os pastorinhos encontravam-se presos para serem interrogados por afirmarem ver Nossa Senhora de Fátima.

As três crianças, Lúcia, Jacinta e Francisco afirmam ter visto no ano anterior (1916) o anjo da Paz por três vezes.

Nas suas memórias, Lúcia descreve assim Nossa Senhora de Fátima “parecia ter uns 18 anos a Senhora”, "era uma Senhora vestida de branco e mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente". "A sua face, indescritivelmente bela não era nem triste, nem alegre, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito e voltadas para cima. Da mão direita pendia um rosário. As vestes pareciam feitas só de luz. A túnica era branca e branco o manto, orlado de ouro que cobria a cabeça da Virgem e lhe descia até aos pés. Não se Lhe viam os cabelos nem as orelhas."

No começo as crianças assustaram-se, mas Nossa Senhora de Fátima tranquilizou-as, dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

As aparições ocorreram em 1917 e depressa a devoção a Nossa Senhora de Fátima se tornou mundialmente conhecida. A 13 de outubro de 1930 o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva declarou dignas de crédito as visões das crianças da Cova da Iria e permitiu, oficialmente, o culto de Nossa Senhora de Fátima.

O papa Pio XII a 31 de outubro de 1942 consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria. A consagração da Rússia fê-la a 7 de julho de 1952. Paulo VI consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria a 21 de novembro de 1964 e João Paulo II fez a consagração do Mundo e da Rússia ao mesmo Imaculado Coração, em Fátima, a 13 de maio de 1982; em Roma, a 16 de outubro de 1983 e, finalmente, a 25 de março de 1984, em Roma de novo, diante da imagem levada da Capelinha das Aparições até ao Vaticano.

No dia 13 de maio de 2013, o episcopado português consagrou a Nossa Senhora de Fátima o pontificado do Papa Francisco. a pedido deste Pontífice.

Nossa Senhora de Fátima rogai por nós!