Santa Maria Domingas Mazzarello

Sábado, 09 Maio 2020por Visualizações : 1594

9mai s. maria mazzarelloSanta Maria Domingas Mazzarello nasceu a 9 de maio de 1837 em Mornese, Acqui, (Itália) e faleceu a 14 de maio de 1881 na mesma cidade.

Santa Maria Domingas Mazzarello era filha de José e Madalena Calcagno Mazzarello, camponeses que ritmavam a vida pelo alternar das estações: pessoas honestas e sustentadas por uma fé profunda. Santa Maria Domingas Mazzarello era a mais velha de 10 filhos, sete dos quais sobreviveram e aprendeu as lições de uma típica irmã mais velha.

Santa Maria Domingas Mazzarello começava o seu dia às 4 horas da manhã, quando se deslocava à igreja da aldeia para participar na Eucaristia diária e pelas 7 horas já estava em casa para ajudar o pai nos trabalhos no campo. Enquanto trabalhava com o pai Santa Maria Domingas Mazzarello ouvia-o dizer: “Para que não nos falte o pão, devemos rezar e trabalhar”.

Quando Santa Maria Domingas Mazzarello tinha 15 anos, inscreveu-se como membro da Pia União de Maria Imaculada, sendo assistente na sua paróquia: ensinava o catecismo às crianças e ajudava os doentes.

Em 1860 apareceu na região de Piemonte (Itália) uma grande epidemia de tifo. Uns tios de Santa Maria Domingas Mazzarello foram infetados e a santa voluntariou-se para ir tratar deles. Os familiares de Santa Maria Domingas Mazzarello conseguiram curar-se, mas a santa contraiu a doença ficando entre a vida e a morte. Santa Maria Domingas Mazzarello retornou a casa e conseguiu curar-se, contudo nunca recuperou a totalidade das suas forças.

De modo a conseguir ajudar a ganhar sustento para a família Santa Maria Domingas Mazzarello começou a trabalhar como costureira com a sua amiga Petronilha.

Desejando trabalhar com as jovens, Santa Maria Domingas Mazzarello e a amiga fundaram uma escola de corte e costura que logo se tornou numa escola normal. Todos os domingos elas ofereciam às jovens da cidade, estudantes ou não, uma oportunidade de virem à escola para jogos e orações.

Em 1864, Dom João Bosco (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/31/13699/-/s%C3%A3o-jo%C3%A3o-bosco.html) visitou Mornese onde esperava encontrar uma escola para rapazes. Tomando conhecimento do trabalho de Petronilha e Maria Domingas Mazzarello com as jovens, muito parecido com o que ele fazia com os rapazes, incentivou-as a prosseguir com a obra.

Entretanto o Papa Pio IX havia sugerido a Dom Bosco a fundação de um instituto feminino que “fizesse pelas meninas o que os salesianos fazem em favor dos meninos”. O comentário do Papa foi logo complementado por um sonho em que ele via uma multidão de meninas junto à colina de Borgo Alto, que lhe pediam que se preocupasse também com sua educação. “Nós meninas não temos também uma alma a salvar, como têm os meninos?”, o recriminam. Anos mais tarde nesse lugar seria construída a primeira casa das Filhas de Maria Auxiliadora.

Assim, sob orientação de Dom Bosco, Santa Maria Domingas Mazzarello iniciou um trabalho que daria origem ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A 5 de agosto de 1872, o Papa Pio IX deu a Dom Bosco autorização para fundar canonicamente a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Em 1874 Santa Maria Domingas Mazzarello foi eleita Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, que ficou popularmente conhecida como Irmãs Salesianas, com a casa matriz em Nizza, Monferrato (Itália).

A Congregação cresceu rapidamente. Em 1876 Santa Maria Domingas Mazzarello la enviou seis freiras para fundar uma casa na Argentina para onde vários italianos haviam emigrado.

Em 1881, Madre Mazzarello, como era conhecida, retornou de Marselha para onde tinha ido, devido à doença. São João Bosco encontrou-se com ela e a confortou. A 27 de abril Santa Maria Domingas Mazzarello recebeu os últimos sacramentos e faleceu a 14 de maio de 1881 em Nizza, Monferrato com apenas 44 anos.

Santa Maria Domingas Mazzarello foi canonizada pelo Papa Pio XII a 24 de junho de 1951.

Santa Maria Domingas Mazzarello rogai por nós!