São Jorge Preca

Sábado, 09 Maio 2020por Visualizações : 1776

9mai S. Jorge PrecaSão Jorge Preca nasceu a 12 de fevereiro de 1880 na cidade de La Valletta, Malta e faleceu a 26 de julho de 1962 em Santa Venera (Malta). São Jorge Preca era filho de Vincenzo e Natalina Ceravolo e foi batizado apenas com 5 dias a 17 de fevereiro de 1880 na Igreja Paroquial da Santíssima Virgem Maria de Porto Salvo.

Em 1888 a família mudou-se para a cidade de Hamrun, perto de La Valletta e São Jorge Preca fez lá a primeira comunhão e recebeu o sacramento da Confirmação (crisma).

Depois de terminar os estudos São Jorge Preca entrou no seminário de Malta, onde estudou filosofia e teologia. São Jorge Preca era muito apreciado pelos companheiros.

São Jorge Preca foi ordenado diácono e dedicou-se ao ensino e propagação do Evangelho, principalmente com os jovens. A caminhada vocacional de São Jorge Preca foi assolada por uma grave doença, sem esperança de recuperação, que prejudicou de forma permanente seu pulmão esquerdo, mas, pela intercessão de São José, recuperou e recebeu a ordenação sacerdotal a 22 de dezembro de 1906. Devido à doença, São Jorge Preca não podia sair muito, ficando recluso na paróquia. Durante algumas semanas São Jorge Preca só saiu de casa para celebrar a Eucaristia, o resto do tempo passava em oração e contemplação.

Recém ordenado sacerdote, São Jorge Preca começou a reunir-se com alguns jovens de Hamrun para formá-los na leitura da Sagrada Escritura. Assim nascia a 7 de março de 1907 a “Sociedade da Doutrina Cristã”, que consiste em um grupo de leigos bem formados e fundamentados na sã doutrina dispostos a propagar estes ensinamentos.

São Jorge Preca começou por chamar à sua associação “Societas Papiduum et Papidissarum”, porém logo de seguida escolheu como nome M.U.S.E.U.M. – iniciais das palavras da frase latina “Magister Utinam Sequatur Evangelium Universus Mundus” que significa: “Mestre, que o mundo inteiro siga o Evangelho!”, assim como, considerava São Jorge Preca que a sua associação era um museu para conservar a Palavra de Deus.

A associação de São Jorge Preca atravessou momentos de dificuldade. No ano de 1909, o santo recebeu ordem para fechar todos os centros, e obedeceu sem queixas. Perante os protestos dos párocos, o bispo revogou a ordem que havia dado.

Em 1910 São Jorge Preca inaugura a ala feminina da Sociedade. O fato de levar a Bíblia e a teologia ao alcance da população era realmente revolucionário. Mais fascinante ainda o sonho de Jorge em formar leigos, homens e mulheres, para mandá-los proclamar a Palavra de Deus em todos os lugares. Para conseguir isso, são Jorge Preca, escrevia em maltese para que todos pudessem compreender. Deixou cerca de 150 publicações, entre livros e panfletos.

Nos anos 1914 e 1915 apareceram nos jornais periódicos de Malta, artigos infames contra a sociedade M.U.S.E.U.M., porém São Jorge Preca pediu a todos que aceitam os artigos com serenidade.

Desde criança que São Jorge Preca usava o escapulário e a 21 de julho de 1918 entra para a Ordem Terceira do Carmo, professando os votos a 26 de setembro de 1919 e tomando o nome de Frei Franco.

A ereção canónica da Sociedade da Doutrina Cristã teve lugar a 12 de abril de 1932.

Em 1952 a Sociedade começou o seu apostolado fora de Malta, quando cinco membros foram enviados à Austrália. Hoje tem centros em Inglaterra, Albania, Quénia, Sudão e Perú.

São Jorge Preca faleceu a 26 de julho de 1962.

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI a 03 de junho de 2007.

São Jorge Preca rogai por nós!