Nossa Senhora da Graça

Sexta-feira, 08 Maio 2020por Visualizações : 1731

8mai n. senhora da gracaO título de Nossa Senhora da Graça tem origem na saudação do Anjo Gabriel a Maria, em Nazaré: “Alegra-te, favorecida, agraciada – o Senhor está contigo” (Lc 1,28).

O título de Nossa Senhora da Graça é o mais antigo sob o qual Maria é venerada na Ordem Agostiniana, sendo que no Capítulo Geral de 1284 ficou escrito a oração “Benecdita Tu” em honra de Nossa Senhora da Graça.

No ano de 1410 já existiam confrarias sob esta devoção, tanto em Espanha como em Portugal. Os Agostinianos ajudaram muito a expandir esta devoção mariana, principalmente no século XVI. Como o século XVI foi uma época de expansão e crescimento da Ordem Agostiniana muitos conventos foram dedicados à Nossa Senhora Mãe da Graça e a partir do século XVII a devoção a Nossa Senhora da Graça passa a ser considerada como própria da Ordem de Santo Agostinho e os agostinianos chegaram até a ser chamados de "gracianos" por causa desta relação filial com a Virgem da Graça.

A celebração litúrgica com Missa e Ofício próprios foi concedida no dia 2 de setembro de 1806 pelo Papa Pio VII a pedido do venerável José Bartolomé Menoquio, sacristão do Papa e Vigário Geral da Ordem.

Nossa Senhora da Graça rogai por nós!