Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Floriano

Segunda-feira, 04 Maio 2020por Visualizações : 1760

4mai s. florianoSão Floriano nasceu provavelmente no começo do século III d.C., sob o reino do imperador romano Diocleciano. Da vida de São Floriano pouco conhecemos.
Consta que São Floriano era um oficial romano numa das legiões estacionadas na Europa, provavelmente na região da Áustria. São Floriano era cristão e administrador militar da província de Nórica (antiga região do império romano). São Floriano viveu boa parte da vida na cidade de Mantem, próxima a Kems, na atual Alemanha.
O oficial superior de São Floriano era Aquilino, comandante da legião romana no vale do rio Danúbio, onde existiam muitos soldados.
O mais antigo registro histórico sobre São Floriano foi encontrado num documento de doação de terras que data do século VIII, onde o presbítero Reginolfo oferecia para a Igreja Católica algumas propriedades de terras, entre elas, "as do lugar aonde foi enterrado o precioso mártir Floriano".
A igreja cristã espalhou-se rapidamente pelo Império Romano em especial por suas vias de circulação e também pelos seus soldados. O fato de ficarem estacionados em regiões distantes de Roma devido às conquistas fazia com que os ensinamentos cristãos chegassem aos confins remotos do império.
No século III, o imperador Diocleciano tornou-se perseguidor dos cristãos. Com o auxílio do genro Galério, o imperador iniciou prisões, torturas e expediu um decreto que proibia qualquer culto cristão e exigiu que qualquer livro religioso fosse destruído. A perseguição foi estendida também para as legiões, onde os soldados não podiam professar a sua fé, sendo obrigados a jurar fidelidade ao imperador e aos seus ídolos sob pena de morte.
Sabendo disto São Floriano, com outros quarenta colegas, apresentaram-se ao comandante Aquilino para comunicar que eram cristãos e que não podiam continuar a servir o imperador. Aquilino mandou prender os soldados e todos foram condenados à morte, com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço e sendo atirados ao rio Enns. Na ponte, os soldados permitiram a São Floriano que encomendasse a sua alma ao Senhor.
São Floriano foi atirado de cabeça para baixo no rio, a 4 de maio de 304.
Uma mulher piedosa enterrou o corpo de São Floriano num terreno de sua propriedade, onde mais tarde se erigiu sobre o seu túmulo uma igreja e após, no local, um convento de Beneditinos, destruído pelos bárbaros.
São Floriano é o padroeiro dos bombeiros e protetor contra os incêndios.

 São Floriano rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18