São Pio V

Quinta-feira, 30 Abril 2020por Visualizações : 3978

30Abr S. Pio VSão Pio V, nasceu a 17 de janeiro de 1504 em Bosco Marengo (Itália) e faleceu a 1 de maio de 1572 em Roma. Era filho de Paolo Ghislieri e de Domnina Auger, pertencentes à nobreza do Ducado de Milão. Foi batizado com o nome Antonio Ghislieri.

Na infância São Pio V foi pastor de ovelhas e, aos 14 anos, entrou para a Ordem dos Pregadores de São Domingos (dominicanos) em Voghera onde adotou o nome de Michele (Miguel). De Voghera passou a Vigevano e depois para Bolonha. Em 1528 foi São Pio V ordenado presbítero por Dom Innocenzo Cardeal Cybo, em Génova e, de lá, foi mandado para Pavia onde ficaria por dezasseis anos. São Pio V foi professor de Teologia e exerceu vários cargos em sua Ordem. De Pavia São Pio V foi para Parma onde escreveu trinta teses em defesa da Cátedra de Pedro e contra as heresias de seu tempo. Entendido como enérgico instrutor doutrinário, São Pio V foi nomeado inquisidor em Como.

No ano de 1550 São Pio V foi elevado ao Comissariado da Santa Sé em Roma. Depois foi ordenado bispo e nomeado para a Diocese de Sutri e Nepi (entretanto unida à Dioecesis Civitatis Castellanaeem 1986 pelo Papa João Paulo II) -, e mais tarde nomeado cardeal com o título de Santa Maria Sopra Minerva e feito Inquisidor-mor sob Paulo IV. Ainda no pontificado de Pio IV, tornou-se Bispo de Mondovì no Piemonte (Itália).

Quando o Papa Paulo IV morreu, foi eleito Papa a 7 de janeiro de 1566 e coroado dez dias depois no dia do 62º aniversário, adotando o nome de Pio V. Assim que assumiu o papado São Pio V foi procurado em Roma por dezenas de parentes. A nenhum dos que o procuraram São Pio V deu "emprego", afirmando que um parente do papa, se não estiver na miséria, "já está bastante rico".

São Pio V aplicou energicamente as decisões do Concílio de Trento, restabelecendo a moral e a ascese espiritual e combateu fortemente a Reforma Protestante.

Com sua bula pontifícia In cœna Domini, São Pio V reafirmou a legitimidade e supremacia da Igreja Católica e da Cabeça Visível do Corpo Místico. São Pio V reduziu substancialmente os gastos da Sé de Roma, foi responsável pela publicação do Catecismo Romano e ordenou o ensino da Teologia tomista nas universidades. Ordenou a residência compulsória para os clérigos, uma vez que acontecia com frequência os bispos estarem nomeados para um local e residirem noutro, regulou os hospícios (instituição católica) e pôs em prática as decisões do Concílio.

Com a bula Quo Primum Tempore, São Pio V instituiu a Missa tridentina, através do estabelecimento do texto oficial da Missa e do Ofício Divino que constituíram a prática litúrgica ordinária do Rito Romano até ao Concílio Vaticano II, terminado em 1965. A bula teve por finalidade unificar a Reapresentação do Sacrifício da Cruz e impedir abusos e deturpações no culto sagrado.

Em Roma mandou que Daniele da Volterra, discípulo de Michelangelo, recobrisse com roupas a nudez pintada no teto da Capela Sistina.  Com a sua autoridade e com o seu prestígio pessoal São Pio V conseguiu impor tréguas nas rixas caseiras dos Estados europeus e levá-los a formar a “santa aliança” para enfrentar o ameaçador avanço dos turcos. A sete de outubro de 1571, a frota cristã impôs nas águas de Lepanto uma derrota definitiva à esquadra turca. Naquele mesmo dia Pio V, que não dispunha dos meios de comunicações atuais, ordenou que se tocassem os sinos de Roma convidando todos os fiéis a agradecer a Deus a vitória obtida. A importância desta vitória, para a defesa de uma Europa cristã, e obtida em circunstâncias militares muito difíceis, levaram o papa Pio V a instituir naquela data o dia de Nossa Senhora da Vitória, bem como a divulgar, em toda a cristandade a prática da oração do Rosário.

Depois de conseguir a união dos países católicos e sabendo das consequências que sofreria a Igreja, São Pio V não pensou duas vezes ao excomungar a rainha Elizabete I

São Pio V morreu a 1 de maio de 1572.

Foi canonizado a 22 de maio de 1712, pelo Papa Clemente XI.

São Pio V rogai por nós!

• S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier