Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Bento Menni

Terça-feira, 28 Abril 2020por Visualizações : 5363

28Abr S. Bento MenniSão Bento Menni nasceu a 11 de março de 1841 em Milão (Itália) e faleceu a 24 de abril de 1914 em Dinan (França). São Bento Menni era filho de Luís Menni e de Luísa Figini. Foi batizado com o nome de Angelo Hercules Menni e era o quinto de quinze filhos do casal.

Os pais de São Bento Menni eram cristãos fervorosos e todas as noites rezavam com os filhos o Rosário e no seu quotidiano praticavam a caridade. São Bento Menni cresceu num ambiente familiar bastante religioso e na sua vida, existiram várias experiências que influenciaram a sua decisão de entrar para a Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Essas experiências foram: a oração diária em frente de um quadro da Virgem Maria; exercício espirituais quando tinha 17 anos; os conselhos de um eremita da sua cidade natal (Milão) e o exemplo dos Irmãos de São João de Deus, tratando dos soldados quando estes chegavam à estação de Milão, feridos na batalha de Magenta. São Bento Menni chegou também a tratar dos soldados feridos.

No ano de 1860 São Bento Menni entrou na Ordem Hospitaleira de São João de Deus trocando o nome recebido no batismo pelo de Benito (Bento, em português). Fez os estudos filosóficos e teológicos, primeiro no Seminário de Lodi (perto de Milão) e depois no Colégio Romano (atual Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma). Em 1866 foi ordenado sacerdote.

Assim que foi ordenado São Bento Menni foi encarregado pelo Papa Pio IX de restaurar a Ordem Hospitaleira de São João de Deus em Espanha, onde tinha sido suprimida pelo liberalismo. São Bento Menni chegou a Barcelona em 1867 onde começou a restauração da Ordem.

Depois de dar nova vida à Ordem em Espanha, São Bento Menni continuou com a sua restauração em Portugal, no fim do século XIX e, no México, já no princípio do século XX.

São Bento Menni foi um homem de caráter generoso e de caridade inesgotável, demonstrando capacidade de comando e administração. Em 31 de maio de 1881 juntamente com as religiosas Maria Josefa Recio e Angustias Gimenez fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. A Congregação era especializada na assistência aos doentes psiquiátricos.

São Bento Menni estava em Paris quando adoeceu e veio a falecer em Dinan a 24 de abril de 1914.

Durante a sua vida São Bento Menni fundou 22 grandes centros entre asiloshospitais gerais e hospitais psiquiátricos.

São Bento Menni foi canonizado a 21 de novembro de 1999 pelo Papa João Paulo II.

 

São Bento Menni rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18