Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Pedro Chanel

Terça-feira, 28 Abril 2020por Visualizações : 5720

28Abr S. Pedro ChanelSão Pedro Chanel nasceu a 12 de junho de 1803 em Cuet (França) e faleceu a 28 de abril de 1841 em na ilha deFutuna, Wallis e Futuna (Oceânia). São Pedro Chanel era o quinto filho do casal Francisco Chanel e Maria Ana Sibellas. São Pedro Chanel foi batizado quatro dias depois de nascer. Tinha sete irmãos.

Nascido no seio duma família humilde, aos sete anos São Pedro Chanel foi encarregado de levar para pastar o modesto rebanho da família (três vacas, quatro cordeiros e duas cabras).

Nos anos de 1810 e 1811, São Pedro Chanel frequentou a escola mais perto de casa em Saint-Didier d’Aussait, a seis quilómetros de Cuet mas os seus resultados foram fracos pois o pouco que aprendia no inverno esquecia-se depois quando cuidava do rebanho.

Nos três anos seguintes, São Pedro Chanel foi à escola sob a tutela do abade Trompier, padre do povoado vizinho (Cras-sur-Reyssouze, a 4 quilómetros da sua casa) e ficou alojado na casa duma tia. Quando em 1815 o abade Trompier foi nomeado, pároco de Monsols (nas montanhas do Beaujolais), propôs levá-lo São Pedro Chanel e encarregar-se da sua educação, coisa que os seus pais aceitaram.

Em Monsols, São Pedro Chanel fez grandes progressos nas ciências humanas, mas também, como acólito e ajudante do padre em missas, visitas aos doentes, funerais. No ano seguinte e devido a questões de saúde, o padre Trompier volta para Cras-sur-Reyssouze e São Pedro Chanel volta com ele, mas desta vez não fica alojado com a sua tia, mas sim com o padre.

A 23 de março de 1817 São Pedro Chanel fez a primeira comunhão e tomou como resolução rezar diariamente o rosário.

Em julho de 1819 São Pedro Chanel foi continuar os seus estudos no seminário menor de Meximieux, onde se destacou muito rápido como brilhante aluno e como fervente membro da Congregação da Santíssima Virgem, associação em que se agrupavam os melhores alunos. São Pedro Chanel ficou no seminário menor por três anos até terminar os seus estudos em retórica.

Em outubro de 1824 São Pedro Chanel inicia os estudos de teologia no seminário maior de Bourg e foi ordenado sacerdote a 15 de julho de 1827. Em seguida, foi nomeado vigário paroquial de Ambéreu-en-Bugey.

Um dos primeiros atos como vigário paroquial de São Pedro Chanel foi a introdução do mês de Maria. Rapidamente as suas atividades pastorais fizeram com que sonhasse com as missões. O seu bispo não lhe deu autorização pois havia na diocese grande carência de sacerdotes.

Na altura o sacerdote Juan Cláudio Colin dirigia as missões paroquiais da diocese de Belley com um grupo de companheiros que se formavam a “Sociedade de Maria” ou Maristas. Depois de várias entrevistas, de muita reflexão e oração, e de pertinentes consultas, o Pe. Pedro Chanel manifestou seu desejo de ingressar na Sociedade de Maria, entre cujas missões figurava a evangelização dos infiéis. Depois de ser aceite pelo Pe. Colin, e obter a permissão do senhor bispo Monsenhor Devie, São Pedro Chanel assegurou o futuro da sua irmã Francisca Maria Chanel que desejando ser religiosa ingressou no convento de Bon-Repos, então, Casa-mãe das Irmãs Maristas, onde professou com o nome de Irmã Santo Domingo.

 Como a Sociedade de Maria ainda não tinha sido aprovada canonicamente São Pedro Chanel foi trabalhar como professor no colégio-seminário menor de Belley (1831). Em outubro de 1832, foi-lhe confiada a direção espiritual do colégio, cargo onde mostrou toda a sua capacidade.

A 29 de abril de 1836 o Papa Gregório XVI aprova oficialmente a Sociedade de Maria e indica como campo de evangelização a Oceânia Ocidental, elegendo o Pe. Pompallier como Vigário Apostólico, com o título de bispo de Maronea. Depois foi constituído um grupo de sacerdotes maristas para partirem em missão, entre os quais estava São Pedro Chanel. A 24 de setembro de 1836, os vinte sacerdotes que iram partir em missão fizeram os seus votos religiosos na Sociedade de Maria.

A 24 de dezembro de 1836 São Pedro Chanel parte para a Oceânia com o grupo de missionários constituído pelo Monsenhor Pompallier, os padres maristas: Bataillon, Servant e Bret; e os irmãos maristas: Marie-Nizier, Miguel e José Javier.

A 11 de novembro de 1837 São Pedro Chanel chega à Ilha de Futuna onde fica com o irmão Marie-Nizier.

Na ilha existiam apenas mil pessoas, contudo entre os moradores havia duas fações: os Vencedores e os Vencidos, em guerra permanente, ambos com o seu próprio rei. Os missionários são acolhidos como hóspedes pelo rei dos Vencedores, Niuliki, em Alo. Mais tarde seriam instalados em casas própria em Poi.

São Pedro Chanel celebrou pela primeira vez em missão no dia 8 de dezembro, e no dia de Natal, após missa solene com assistência curiosa de um pequeno público São Pedro Chanel percorreu a ilha com o rosário na mão rezando e conhecendo as pessoas, visitando os enfermos e levando-lhes medicamentos.

De modo a poder catequizar o mais rápido possível São Pedro Chanel aprendeu a nível nativa e batizava todas as crianças doentes e em perigo de morte.

Se no princípio os missionários foram bem acolhidos pelo rei Niuliki, à medida que a pregação ia fazendo catecúmenos, as relações foram -se esfriando, já que o rei via a sua "religião" ameaçada. Os familiares do rei e o conselho de anciãos começaram a dificultar-lhes o trabalho missionário, começaram por negar-lhes a comida e roubar até a verdura que plantavam. Não se contentado com a perseguição já promovida, os inimigos lhes roubaram todos os frutos, e também as roupas e os objetos. Apenas ficaram com a roupa do corpo.

São Pedro Chanel e o irmão Marie-Nizier suportaram tudo com paciência e continuaram com o apostolado e os inimigos não contentes com tal procedimento ameaçavam-nos de morte. Por medo do rei, as pessoas que simpatizavam com os missionários, não lhes ofereciam ajuda; e os catecúmenos tinham que se reunir secretamente.

O que levou o rei ao ódio total foi a conversão à fé cristã do seu filho mais velho. Diante desse acontecimento, o rei mandou que os missionários fossem assassinados, tarefa assumida pelo seu genro Musumusu.

A 27 de abril de 1841 foi assassinado por Musumusu e pelos homens que este tinha reunido.

São Pedro Chanel foi canonizado a 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII.

 

São Pedro Chanel rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18