São Marcos, evangelista

Sábado, 25 Abril 2020por Visualizações : 4784

25Abr S. MarcosSão Marcos Evangelista terá nascido por volta do ano 10 a.C. e morreu a 25 de abril de 68 em Alexandria (Egito). São Marcos, judeu de origem, nasceu provavelmente fora da Palestina, numa família abastada.

Nos livros do Novo Testamento, o nome Marcos aparece por dez vezes; umas vezes com o nome hebraico de João, outras com o nome romano de Marcos ou ainda com o duplo nome de João Marcos. Assim existem dúvidas se devemos apenas considerar uma, duas ou três pessoas. Certezas temos apenas que São Marcos é o autor de um dos Evangelhos e que foi discípulo de São Paulo e São Pedro (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/06/29/54822/-/s%C3%A3o-pedro-e-s%C3%A3o-paulo.html).

São Marcos foi também um dos Setenta Discípulos (primeiros seguidores de Jesus, mencionados no Evangelho de São Lucas). Há dúvidas se São Marcos Evangelista terá ou não conhecido Jesus Cristo. São Marcos foi um dos primeiros a ser batizado por São Pedro, que se referia a são Marcos como "meu filho".

O Evangelho de São Marcos foi escrito por Marcos, mas narrando os sermõess de São Pedro, sem os refinar ou adaptar a um qualquer esquema pessoal ou literário.

Tendo-se estabelecido firmemente a comunidade cristã de Roma, Pedro envia o seu discípulo e secretário, para evangelizar o norte da Itália. Em Aquileia Marcos converteu Ermágora, que se tornou o primeiro bispo da cidade e ao partir dessa cidade, foi surpreendido por uma tempestade, sendo obrigado a aportar nas ilhas Rialtinas (núcleo da futura Veneza), onde ele adormeceu e sonhou com um anjo que o saudou: "Pax tibi Marce Evangelista Meus" (a Paz esteja contigo, meu evangelista) e que lhe prometeu que dormiria naquelas ilhas á espera do último dia.

Segundo a tradição, Pedro enviou-o então para evangelizar Alexandria. Marcos fundou essa igreja e tornou-se o primeiro bispo local.

Em Alexandria foi martirizado sob o imperador Trajano (53-117), foi torturado, amarrado com cordas e arrastados pelas ruas da vila de Bucolo, um lugar cheio de pedras ásperas. Rasgado pelas pedras, o seu corpo era uma ferida sangrenta.
Depois de uma noite na cadeia, onde ele consolado por um anjo, Marcos foi arrastado pelas ruas outra vez, até que morreu no dia 25 de Abril de 72. De acordo com os "Atos de Marcos", judeus e gentios quiseram queimar o corpo, mas uma violenta tempestade fê-los dispersar, permitindo que alguns cristãos recuperassem o corpo e lhe dessem sepultura em Bucolo numa caverna e de lá, no século V, foi trasladado para a área da Canopus.

O Evangelho escrito por Marcos, considerado por muitos estudiosos como o "escrivão" de Pedro, pode ser colocado cronologicamente entre o de S. Mateus (escrito por volta de 40) e do S. Lucas (escrito por volta de 62), pois foi escrito entre 50 e 60, durante o período em que Marcos esteve em Roma ao lado de Pedro.

O Evangelho de Marcos, escrito com vivacidade e fluência em cada um dos seus dezasseis capítulos, segue uma linha bastante simples: a pregação de João Batista, o ministério de Jesus na Galileia, a viagem a Jerusalém, a entrada solene na cidade, a Paixão, Morte e Ressurreição.

O Evangelista São Marcos, é apenas o começo da Boa Notícia. São Marcos no seu Evangelho, deixa claro que a sua obra não é completa e que, para chegar ao fim, supõe que o leitor tome a decisão de continuar o livro através de sua própria vida, tornando-se discípulo de Jesus.

São Marcos rogai por nós!

• S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier