Santo Alfege de Abingdon

Domingo, 19 Abril 2020por Visualizações : 3149

19Abr Alfege de AbingdonSanto Alfege de Abingdon nasceu no ano de 954 em Weston, Somerset (Inglaterra) e faleceu a 19 de abril de 1012 em Greenwich (Reino Unido).
É também conhecido como Alphege, Elphege, Goduíno ou Godwine.
Santo Alfege de Abingdon tornou-se monge ainda muito jovem. Inicialmente entrou para o mosteiro de Deerhurst, no condado de Gloucester (Inglaterra) mudando-se depois para Bath, onde construiu uma pequena cabana e se tornou um anacoreta (monge que vive sozinho).
Pouco tempo depois, muitos homens e mulheres iam até à cabana, procurando Santo Alfege de Abingdon para obter conselhos e pedir ao santo que os recomendassem nas orações que dirigia a Deus. O número de discípulos de Santo Alfege cresceu tanto que este viu-se obrigado a fundar um mosteiro. Assim no ano de 970 era fundada a Abadia de Bath.
A 19 de outubro de 984 Santo Alfege foi sagrado Bispo de Winchester. Enquanto bispo, Santo Alfege de Abingon mostrou grande austeridade de vida, admirável caridade e afável doçura. O santo trabalhou tanto para socorrer a população menos protegida que no seu tempo não havia um só mendigo na cidade. Santo Alfege de Abindon foi ainda o principal responsável pela construção de um grande órgão na catedral, audível a mais de 1600 metros de distância e que exigia mais de 24 homens para operá-lo. Construiu e ampliou também as igrejas da cidade, e promoveu o culto de Swithun e do predecessor de Swithun, Etelvoldo de Winchester.
O trabalho que Santo Alfege desenvolveu para converter os ainda pagãos homens do Norte foi estupendo. Foi o santo bispo que, em 994, administrou os sacramentos da iniciação cristã ao rei Olaf Tryggvason.da Noruega, convertido por missionários ingleses.

Em 1006, Alfege sucedeu Alfrico como Arcebispo da Cantuária, e levou a cabeça de Swithun consigo como uma relíquia para o novo local. Foi a Roma em 1007 para receber o pálio, símbolo de sua condição de arcebispo, do Papa João XVIII, mas foi assaltado durante sua viagem. Durante a viagem de regresso e quando atravessava os Alpes, Santo Alfege de Abingdon passou por uma pequena cidade da Itália. Os habitantes roubaram-no e obrigaram-no a procurar um abrigo fora daquelas terras.
Imediatamente depois daquele ato selvagem, um incêndio alastrou-se pela cidade. E tal era a força do vento que rapidamente todas as casas seriam consumidas. Todos os habitantes viram no incêndio um castigo, uma punição do céu. Correram então à procura de Santo Alfege para lhe pedirem perdão por o terem maltratado injustamente.
Quando o encontraram, os habitantes suplicaram, em lágrimas, ao Santo que com orações e rogos, pusesse fim ao sinistro. Pouco depois de Santo Alfege de Abingdon orar a Deus, o incêndio cedeu.
Em 1011 os dinamarqueses invadiram a Inglaterra, e de 8 a 29 de setembro sitiaram a Cantuária. Santo Alfege saiu em socorro das populações violentadas nos seus direitos, e enquanto trabalhava pelo rebanho, não se descuidava de lutar pela conversão dos invasores. Auxiliados pela traição de Elfmar, cuja vida Alfege tinha uma vez salvo, os invasores conseguiram saquear a cidade. Santo Alfege foi preso e mantido em cativeiro por sete meses. A Catedral de Cantuária foi saqueada e queimada pelos dinamarqueses, após a captura de Alfege.
Santo Alfege recusou-se a permitir que um resgate fosse pago por sua liberdade, e como resultado, foi morto à pedrada no dia 19 de abril de 1012 em Greenwich (então em Kent, agora parte de Londres), supostamente no local onde se encontra a Igreja de Santo Alfege.
Santo Alfege de Abingdon foi canonizado pelo Papa Gregório VII no ano de 1078.

Santo Alfege rogai por nós!

• S. Jorge, mártir – MF S. Adalberto, bispo e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 11, 19-26; Sl 86 (87), 1-3. 4-5. 6-7 Ev Jo 10, 22-30 * Na Ordem Agostiniana – B. Helena de Údine, viúva – MF * Na Ordem Beneditina – S. Adalberto, bispo e mártir – MF; S. Jorge – MF * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Teresa Maria da Cruz Manetti, virgem – MF * Na Ordem Franciscana – B. Egídio de Assis, religioso, da I Ordem – MF * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – I Vésp. de S. Bento Menni. * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – I Vésp. de S. Maria Eufrásia Pelletier.

Ter. Abr. 23
Santo Adalberto de Praga