Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Leão IX

Domingo, 19 Abril 2020por Visualizações : 3351

19Abr Leão IXSão Leão IX, nasceu a 21 de junho de 1002 em Eguisheim, Alsácia (França) e morreu a 19 de abril de 1054 em Roma (Itália). Era filho do Conde de Eguisheim e primo-irmão do Imperador Conrado, o Sálico. Foi batizado com o nome Bruno de Eguisheim-Dagsbourg. Quando nasceu, São Leão IX tinha manchas vermelhas, formando cruzes pelo corpo todo. A sua mãe Heilwiges, que era uma católica fervorosa, viu com este sinal, que o seu filho estava predestinado a ser grande na Igreja.

Conforme era costume na época quando são Leão IX fez 5 anos foi confiado, pelos pais, a Bertoldo (bispo de Toul) que dirigia uma escola no próprio palácio episcopal.

No colégio, São Leão IX foi confiado particularmente a um primo seu, chamado Aderico, filho do Príncipe de Luxemburgo. O seu primo foi-lhe modelo de todas as virtudes e serviu extraordinariamente para a sua formação.

Dotado de belos talentos, São Leão IX fez rápidos progressos nos estudos, e distinguiu-se com grande vantagem entre os alunos de Direito canónico. Destinado a ser sacerdote, recebeu a ordem do diaconato, e na qualidade de ministro do altar, foi nomeado clérigo da Capela do palácio do Imperador Conrado, o Sálico, distinguindo-se sempre pela habilidade de negociação, de administração e na piedade. São Leão IX foi imediatamente bem visto pelo Imperador, que impressionado com as suas virtudes passou a tratá-lo de “meu sobrinho”, apesar de não ser filho de nenhum dos seus irmãos.

Depois de estudar em Toul, São Leão IX tornou-se cónego de Saint-Ettienne, em 1023.

No ano de 1026, o Imperador Sálico recebeu a visita de clérigos da Diocese de Toul, que lhe anunciavam a morte do Bispo e o desejo de toda a população que São Leão IX fosse designado para a diocese vaga. O imperador acedeu, apesar de Bruno não ter ainda a idade canónica. Apesar da pouca idade, São Leão IX destacou-se imediatamente entre os Bispos da região por sua capacidade e pela virtude com que dirigia a diocese. São Leão IX desenvolveu um zelo extraordinário na reforma de conventos e na obra da salvação das almas. São Leão IX recebia diariamente pobres no seu palácio, alimentava-os e repetia a cerimónia do lava-pés, tendo-os como seus discípulos. Profundo conhecedor da arte musical, são Leão IX compôs grande número de cânticos religiosos e empregou todos os esforços pela digna celebração do culto divino. Anualmente visitava os túmulos de São Pedro e São Paulo em Roma.

Nada disso passou despercebido e com a morte do Papa Dâmaso II no ano de 1048, São Leão IX foi eleito, por unanimidade como o novo Papa. São Leão IX recusou pois a a eleição ocorreu em um Concílio convocado pelo imperador da Alemanha, Henrique III, em Worms. Compareceu enorme número de bispos, prelados, embaixadores e príncipes, referendando o nome de São Leão IX. Tendo sido consultado, São Leão IX, que não queria aceitar o cargo pediu que lhe dessem alguns dias para refletir.

Terminado o prazo de reflexão, São Leão IX apresentou-se diante de todos os que estavam reunidos em Worms e disse que iria fazer uma confissão pública de todos os seus pecados, para fazer notar o quanto era pecador e de nenhum modo digno do papado. Ajoelhou-se e fez sua confissão pública. O que São Leão IX considerava o seu pecado mais grave, não constituía um pecado venial. Assim que terminou a sua confissão, São Leão IX foi aclamado por todos.

Como última tentativa, São Leão IX levantou outro problema: o Imperador não tinha direito de nomeá-lo Papa. O Papa só pode ser eleito pelo clero de Roma, na forma canónica, ouvindo, quando queira, o povo de Roma. São Leão IX iria então a Roma a fim de lá consultar se o clero e o povo o queriam como Papa.

Retirou-se e, tomando o traje de peregrino, saiu a pé de Worms em direção a Roma. Ao chegar às cercanias de Roma, São Leão IX encontrou a população da cidade à sua espera. Vestido como peregrino, com os olhos postos no chão e sem olhar nem dar atenção para ninguém, São Leão IX entrou em Roma, dirigindo-se diretamente ao túmulo de São Pedro para rezar.

O povo de Roma, aclamando-o, quis naquele mesmo dia entronizá-lo. Mas ele disse que esperassem até o dia seguinte, para ainda poderem pensar. Mas, por fim, chegou o dia seguinte e o povo estava de tal maneira decidido de que ele deveria ser o Pontífice, que ele acabou por aceitar, sendo então entronizado na Sé Romana a 12 de fevereiro de 1049 e adotando o nome de Leão IX.

Leão IX foi um reformador, tendo-se inscrito na reforma gregoriana. Convoca durante seu pontificado 12 Concílios.

As suas principais lutas foram contra: a taxa eclesiástica (a simonia); o casamento bem como a concubinagem dos padres (o nicolaismo); o facto de os bispos serem príncipes do Império e o afastamento dos valores do cristianismo primitivo.

De junho de 1053 a março de 1054 São Leão IX foi mantido prisioneiro em Benevento, numa prisão honorável; não tendo sobrevivido muito tempo após o seu retorno a Roma, onde morreu a 19 de abril de 1054.

 

São Leão IX, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Marcos, evangelista – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 1Pd 5, 5b-14; Sl 88 (89), 2-3. 6-7. 16-17 Ev Mc 16, 15-20 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli – I Vésp. da Virgem santa Maria, Mãe do Bom Conselho.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18