Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Expedito

Domingo, 19 Abril 2020por Visualizações : 3309

19Abr S. ExpeditoSanto Expedito não tem uma data de nascimento conhecida. Sabe-se que era romano e que foi Senador de Roma, Príncipe-Cônsul do Império Romano na Armênia, militar, Comandante da XII Legião Romana.
A XII Legião tinha o nome de Fulminata, nome que significa “algo que vem como um raio”. A Fulminata tinha cerca de 8 mil homens contando soldados, escravos e cavaleiros. Santo Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 d. C. num tempo em que a XII Legião defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos.
Como grande parte dos soldados romanos, Santo Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.
Santo Expedito tinha soldados que eram cristãos e simpatizava com a mensagem de Jesus, admirava os ensinamentos do Mestre de Nazaré e via no Evangelho palavras que ninguém jamais tinha dito antes na história humana. Por isso, pensava em converter-se um dia. Porém esse dia era sempre adiado.
Uma noite Santo Expedito teve um sonho que mudou sua vida. No sonho, com um corvo representando o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra cras (palavra latina que significa amanhã), deixe a sua conversão para amanhã. O corvo grasnava forte e parecia poderoso. Porém, de repente, Santo Expedito decidiu e pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. Depois Santo Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão.
Convertido, Santo Expedito continuou ainda durante algum tempo como chefe da XII Legião, conseguindo converter seus soldados também ao cristianismo.
Com a conversão de Santo Expedito e da sua tropa, o imperador Diocleciano começou a perseguir Santo Expedito e os seus soldados. A importância do posto de Santo Expedito fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano. Por isso tornou-se alvo especial do Imperador.
Por ordem do imperador Diocleciano, Santo Expedito foi preso forçado a renunciar à sua fé. Como Santo Expedito não renunciou foi castigado. Inicialmente foi chicoteado 39 vezes com o flagrus (chicote que dilacera a pele e causa hemorragias). Depois foi decapitado a 19 de abril do ano 303 em Melitene na Arménia.
É o padroeiro das causas justas e urgentes.

Santo Expedito, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier
Qua. Abr. 24
São Fiel de Sigmaringa
Qui. Abr. 25
São Marcos, evangelista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18