Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Vítor

Domingo, 12 Abril 2020por Visualizações : 3670

12Abr S. vitorSão Vítor também conhecido como S. Victouro nasceu na aldeia de Paços, perto de Braga (Portugal). Não se sabe muito da vida do santo. Sabe-se já na adolescência São Vítor não era batizado mas encontrava-se a fazer preparação para tal sendo catecúmeno.

No início do século IV, (umas fontes apontam o ano 300, outras o ano 312), São Vítor saiu de casa e deparou-se com uma festividade em honra aos deuses Ceres e Silvano. Esta festa consistia em carregar as imagens dos deuses e sacrificar, em determinadas paragens, vários animais em honra destes, bem como queimar incenso.

Os que participavam na “procissão” quiseram que São Vítor se juntasse a eles e que também festejasse as divindades. Mas São Vítor recusou-se a prestar culto aos ídolos romanos e tentaram então coroar São Vítor com flores, em alusão aos deuses, o que o santo voltou a recusar, fazendo com que as pessoas se enfurecessem.

A população irritada, decidiu solicitar ao governador da cidade, chamado Sérgio, que fizesse justiça. O Governador mandou então que trouxessem São Vítor até si, para o poder interrogar. E assim aconteceu. Os soldados levaram São Vítor à presença do governador que lhe perguntou porque renunciava às divindades, uma vez que, por ordem do Imperador, deviam ser adoradas.

São Vítor não se deixou intimidar e voltar a professar a sua fé em Deus tendo sido amarrado a uma árvore e açoitado por ordem do governador. Depois de castigado, São Vítor voltou à presença do governador que o voltou a interrogar perguntando-lhe porque desprezava as divindades romanas. São Vítor tornou a reiterar a sua fé e voltou a ser castigado, desta vez sendo martirizado pelo fogo. Como São Vítor não cedia, nem desistia de fazer valer a sua Fé em Deus o governador Sérgio desistiu e mandou que cortassem a cabeça ao jovem catecúmeno. A sentença foi cumprida sobre uma ponte de pedra que ligava as margens do rio Este. O corpo de São Vítor foi lançado ao pântano para ser devorado pelos animais que ali passavam, contudo, os animais nem se aproximaram do corpo em respeito ao santo.

Durante a noite o corpo de São Vítor foi recolhido e sepultado pelos cristãos perto do local do martírio, no sítio onde posteriormente se ergueu uma Igreja em seu nome. A partir do dia em que degolaram Victor, aquele local passou a ser conhecido por “Goladas”, em alusão ao derradeiro martírio do santo.

 

São Vítor rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier
Qua. Abr. 24
São Fiel de Sigmaringa
Qui. Abr. 25
São Marcos, evangelista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18