São Vicente de Ferrer

Domingo, 05 Abril 2020por Visualizações : 3762

5Abr S. Vicente de FerrerSão Vicente de Ferrer nasceu a 23 de janeiro de 1350 em Valência (Espanha) e faleceu a 5 de abril de 1419 em Vannes, Bretanha (França). São Vicente de Ferrer era o quarto filho do casal de nobres Guilherme Ferrer e Constância Miguel.

São Vicente de Ferrer foi educado em Valência e completou os estudos em filosofia quando tinha quatorze anos. Em 1367, quando tinha 17 anos, São Vicente de Ferrer entrou na Ordem Dominicana e no ano seguinte foi enviado para a casa de estudos de Barcelona. No ano de 1368 São Vicente de Ferrer fez a sua profissão religiosa, e até ser ordenado sacerdote em 1374 São Vicente de Ferrer ensinava filosofia e estudava teologia nas regiões de Lérida, Tolosa e Barcelona. Com um conhecimento da exegese bíblica (estudo da interpretação gramatical e sistemática das Sagradas Escrituras) que chegava à perfeição e, igualmente, possuindo um profundo conhecimento da língua hebraica, São Vicente de Ferrer voltou para Valência em 1373. Lá, lecionou teologia, fez inúmeras pregações, escreveu as suas obras e aconselhou aos que o procuravam. Durante um período de seca na região, São Vicente ficou famoso ao prever que navios carregados de grãos chegariam à região.

No ano de 1379 São Vicente de Ferrer foi trabalhar com o Cardeal Pedro de Luna, que era o Núncio Apostólico no palácio de Aragão, e futuro antipapa Bento XIII. São Vicente de Ferrer ensinou teologia na escola que funcionava na Catedral de Valência, de 1385 a 1390.

Depois São Vicente de Ferrer foi convidado para ser o confessor apostólico de Bento XIII, que era o antipapa, na cidade de Avignon. São Vicente de Ferrer não aceitou o cargo e ainda recusou a chance de se tornar cardeal, percebendo que Bento XIII não tinha realmente a autoridade papal vinda dos apóstolos.

São Vicente de Ferrer adoeceu e por pouco não morreu durante a invasão de Avignon. A história diz que São Vicente de Ferrer teve uma visão de Jesus Cristo junto com São Francisco de Assis (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/10/04/48947/-/s%C3%A3o-francisco-de-assis.html) e São Domingos (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/08/15589/-/s%C3%A3o-domingos.html). Na bendita visão São Vicente de Ferrer terá sido orientado a pregar o Evangelho fervorosamente.

Porém, o antipapa Bento XIII relutava em conceder a sua autorização para São Vicente de Ferrer deixar Avignon. Em 1389, Bento XIII permitiu que São Vicente de Ferrer saísse de Avignon e o santo partiu em pregação por todas as regiões da Europa do Ocidente. Com muita sabedoria e eloquência São Vicente de Ferrer atraia multidões, ficando bem conhecido no meio cristão.

Ao ouvirem a voz de São Vicente de Ferrer, as inimizades públicas cessavam, os pecadores sentiam-se movidos ao arrependimento e as pessoas sedentas de perfeição seguiam-no. Às vezes mais de 15 mil pessoas juntavam-se para ouvi-lo, o que naquela época, era coisa difícil de acontecer. Contemporâneos de São Vicente de Ferrer relatam que, mesmo quem não falava sua língua podia entendê-lo.

São Vicente de Ferrer foi um dos santos que mais trabalhou pela conversão dos judeus e dos muçulmanos. Alguns historiadores chegam a afirmar que converteu cerca de 25.000 judeus e mais de 8.000 islamitas. Por ocasião do Domingo de Ramos do ano de 1407, estando São Vicente de Ferrer em pregação na igreja de Ecija, Espanha, uma mulher judia, cheia de riquezas e poder, ia assistir aos sermões do santo por mera curiosidade, fazendo questão de manifestar desprezo pelas palavras de São Vicente de Ferrer. Por fim, ela atravessou no meio do povo para se ir embora. Estava claramente cheia de raiva e não se continha. Todos os presentes ficaram indignados, mas São Vicente de Ferrer disse bem alto: "Deixai-a sair, porém afastai-vos do pórtico". O povo obedeceu. Quando a mulher passou sob o pórtico, este caiu sobre ela, e ela faleceu, permanecendo no local por vários minutos, morta. São Vicente de Ferrer caminhou até ao corpo da mulher e ordenou com voz forte e poderosa: "Mulher, em nome de Jesus Cristo, volte à vida!" E a mulher ressuscitou. Todos ficaram maravilhados. Após o milagre, a senhora converteu-se ao catolicismo.

São Vicente de Ferrer pôs fim ao Cisma que dividia a Igreja desde o ano de 1378 e pediu publicamente para que o papa Bento XIII renunciasse ao pontificado para o bem geral da Igreja Católica. São Vicente de Ferrer pregou no Concílio de Constance, em 1418, para a reconciliação da Igreja.

Vicente Ferrer faleceu a 5 de abril de 1419 em Vannes.

Foi canonizado pelo Papa Calisto III a 3 de junho de 1455 na igreja dominicana de Santa Maria Sopra Minerva.

São Vicente de Ferrer rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 31-42; Sl 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17 Ev Jo 6, 60-69 * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da criação da Diocese (1922). * Na Ordem de São Domingos – S. Inês de Montepulciano, virgem – MF * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – Bem-Aventurada Virgem santa Maria, Rainha e Mãe do “Rogate” – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor