Segunda-feira, 30 Março 2020por Visualizações : 2297

30Mar Joao ClimacoSão João Clímaco também é conhecido como João da EscadaJoão Escolástico e João Sinaíta, nasceu por volta do ano 579 na Síria e faleceu a 30 de março de 649 no Monte Sinai (Egito). O sobrenome de São João deriva do livro “Escada do Paraíso” do qual é autor e que é uma transliteração latina do termo grego klímakos, que significa “da escada”.

As informações que temos sobre a vida de São João Clímaco são as que constam numa hagiografia (descrição da vida de um santo ou beato) escrita por um monge chamado Daniel do mosteiro de Raithu (Sinai do Sul, Egito).

São João Clímaco foi para o mosteiro de Vatos (atual Mosteiro de Santa Catarina), no monte Sinai, e tornou-se noviço com dezasseis anos. São João Clímaco aprendeu sobre a vida espiritual com o mestre já ancião Martírio (superior do mosteiro) e passados quatro anos foi admitido como religioso recebendo a tonsura monacal.

Após a morte do seu mestre Martírio, São João Clímaco, desejando praticar um ascetismo (prática que visa o desenvolvimento espiritual) maior, foi para um retiro espiritual aos pés da montanha para levar uma vida de eremita. São João Clímaco retirou-se numa cela isolada donde saía apenas aos sábados e domingos para participar dos ritos litúrgicos com os confrades. Vivia dos trabalhos das suas próprias mãos. Na cela havia uma grande cruz de madeira, uma mesa e um banco que serviam de cama. São João Clímaco viveu assim isolado por cerca de vinte anos estudando continuamente a vida dos santos e tornando-se um dos mais eruditos académicos da igreja. A sua única riqueza era constituída das Sagradas Escrituras e das obras dos Padres da Igreja, especialmente são Gregório Magno traduzido em grego.

Quando São João Clímaco tinha aproximadamente setenta e cinco anos, os monges do Sinai convenceram-no a tornar-se o seu hegúmeno (responsável pelos mosteiros). São João Clímaco aplicou-se de tal modo às suas funções como abade que a sua fama se espalhou e o Papa Gregório, o Grande escreveu-lhe para pedir que o santo o incluísse em suas orações. O Papa Gregório enviou-lhe também uma grande quantia de dinheiro para que fosse construído uma hospedagem no Sinai, à qual os peregrinos se deslocavam muito e não tinham local para se hospedar.

Por insistência de um irmão vizinho do mosteiro de Raithu, São João Clímaco escreveu a “Escada do Paraíso” ( Κλίμαξ, em grego). Nessa obra, o santo compara o progresso na vida espiritual a uma escada, com três partes: a primeira diz respeito ao abandono do mundo, a fim de voltar ao estado da infância evangélica; a segunda é um importante subsídio para o reconhecimento e a cura das chamadas “doenças espirituais”; a terceira, por sua vez, é propriamente o caminho dos perfeitos.

Faleceu a 30 de março de 649.

São João Clímaco, rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito