Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João Clímaco

Segunda-feira, 30 Março 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 734

30Mar Joao ClimacoSão João Clímaco também é conhecido como João da EscadaJoão Escolástico e João Sinaíta, nasceu por volta do ano 579 na Síria e faleceu a 30 de março de 649 no Monte Sinai (Egito). O sobrenome de São João deriva do livro “Escada do Paraíso” do qual é autor e que é uma transliteração latina do termo grego klímakos, que significa “da escada”.

As informações que temos sobre a vida de São João Clímaco são as que constam numa hagiografia (descrição da vida de um santo ou beato) escrita por um monge chamado Daniel do mosteiro de Raithu (Sinai do Sul, Egito).

São João Clímaco foi para o mosteiro de Vatos (atual Mosteiro de Santa Catarina), no monte Sinai, e tornou-se noviço com dezasseis anos. São João Clímaco aprendeu sobre a vida espiritual com o mestre já ancião Martírio (superior do mosteiro) e passados quatro anos foi admitido como religioso recebendo a tonsura monacal.

Após a morte do seu mestre Martírio, São João Clímaco, desejando praticar um ascetismo (prática que visa o desenvolvimento espiritual) maior, foi para um retiro espiritual aos pés da montanha para levar uma vida de eremita. São João Clímaco retirou-se numa cela isolada donde saía apenas aos sábados e domingos para participar dos ritos litúrgicos com os confrades. Vivia dos trabalhos das suas próprias mãos. Na cela havia uma grande cruz de madeira, uma mesa e um banco que serviam de cama. São João Clímaco viveu assim isolado por cerca de vinte anos estudando continuamente a vida dos santos e tornando-se um dos mais eruditos académicos da igreja. A sua única riqueza era constituída das Sagradas Escrituras e das obras dos Padres da Igreja, especialmente são Gregório Magno traduzido em grego.

Quando São João Clímaco tinha aproximadamente setenta e cinco anos, os monges do Sinai convenceram-no a tornar-se o seu hegúmeno (responsável pelos mosteiros). São João Clímaco aplicou-se de tal modo às suas funções como abade que a sua fama se espalhou e o Papa Gregório, o Grande escreveu-lhe para pedir que o santo o incluísse em suas orações. O Papa Gregório enviou-lhe também uma grande quantia de dinheiro para que fosse construído uma hospedagem no Sinai, à qual os peregrinos se deslocavam muito e não tinham local para se hospedar.

Por insistência de um irmão vizinho do mosteiro de Raithu, São João Clímaco escreveu a “Escada do Paraíso” ( Κλίμαξ, em grego). Nessa obra, o santo compara o progresso na vida espiritual a uma escada, com três partes: a primeira diz respeito ao abandono do mundo, a fim de voltar ao estado da infância evangélica; a segunda é um importante subsídio para o reconhecimento e a cura das chamadas “doenças espirituais”; a terceira, por sua vez, é propriamente o caminho dos perfeitos.

Faleceu a 30 de março de 649.

 

São João Clímaco, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício próprio (Semana II do Saltério). + Missa própria, Credo, pf. próprio. L 1 Is 50, 4-7; Sal 21 (22), 8-9. 17-18a. 19-20. 23-24 L 2 Filip 2, 6-11 Ev Mt 26, 14 – 27, 66 ou Mt 27, 11-54 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia Mundial da Juventude. * Na Diocese de Angra – Colecta da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Entrega da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – Entrega da Renúncia Quaresmal. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. Abr. 05
São Vicente de Ferrer

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Ecclesia

Agência ECCLESIA

Agência de Informação

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Onde Estamos

Visitas

Visitas
3945
Artigos
4
Favoritos web
18