São Sisto III

28Mar Sixto IIISão Sisto III nasceu em Roma, no ano 390, e morreu na mesma cidade a 18 ou 19 de agosto de 440.

Foi eleito papa a 31 de julho de 432 como sucessor do Papa Celestino I.

O pontificado de São Sisto III inicia-se depois do Concílio de Éfeso, celebrado em 431 e que ficou marcado pelo nestorianismo (heresia que considera Cristo separado em duas pessoas, uma humana e outra divina). Outra heresia que aconteceu no pontificado de São Sisto III é a conhecida como pelagianismo (que afirmava que os seres humanos nasciam inocentes, sem a mancha do pecado original).

São Sisto III agiu com bastante austeridade e firmeza, e nessa ocasião Santo Agostinho (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/28/20411/-/santo-agostinho.html) teve de lhe pedir moderação. Contudo, foi assim que São Sisto III conseguiu o fim definitivo da doutrina pelagiana.

São Sisto III liderou com sabedoria uma ação conciliadora em relação a Nestório (nestorianismo), acabando com a controvérsia entre João de Antioquia e Cirilo, patriarca de Constantinopla, sobre a divindade de Maria. Depois disto, demonstrou a sua autoridade papal na disputa com o patriarca Proclo. São Sisto III escreveu várias epístolas para conseguir o governo de Roma sobre Llíria (cidade espanhola), contra o imperador do Oriente que queria torna-la dependente de Constantinopla, com a ajuda do patriarca.

Foi no seu pontificado que se erigiu o primeiro mosteiro de Roma, localizado na Via Ápia, chamado Mosteiro de São Estêvão em honra do primeiro mártir. Mandou ampliar e enriquecer a basílica Santa Maria Maior (igreja mais antiga do Ocidente dedicada a Nossa Senhora). No seu pontificado São Sisto III promoveu uma intensa atividade edificadora, reformando e construindo muitas igrejas.

Morreu a 18 ou 19 de agosto de 440, deixando São Leão Magno indicado como seu sucessor (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/11/10/38472/-/s%C3%A3o-le%C3%A3o-magno.html).

São Sisto III rogai por nós!

• Vermelho – Ofício próprio (Semana II do Saltério). + Missa própria, Credo, pf. próprio. L 1 Is 50, 4-7; Sal 21 (22), 8-9. 17-18a. 19-20. 23-24 L 2 Filip 2, 6-11 Ev Mt 26, 14 – 27, 66 ou Mt 27, 11-54 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia Mundial da Juventude. * Na Diocese de Angra – Colecta da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Entrega da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – Entrega da Renúncia Quaresmal. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Dom. Abr. 05
São Vicente de Ferrer