Santa Francisca Romana

Segunda-feira, 09 Março 2020por Visualizações : 2046

9Mar S. Francisca RomanaSanta Francisca Romana nasceu em 1384 nos estados papais e faleceu a 9 de março de 1440 em Roma (Itália). Era filha de um casal rico e aristocrático, Paolo Bussa e Iacobella dei Roffredeschi. Foi batizada na igreja próxima de Igreja de Sant'Agnese na Piazza Navona com o nome Francisca Bussa de Buxis de Leoni.

Aos onze anos de idade Santa Francisca Romana já queria ser freira, mas foi forçada por seus pais, aos doze, a se casar com Lorenzo Ponziani, o comandante das tropas papais em Roma e de família extremamente rica. Mesmo tendo sido arranjado, o casamento foi feliz e durou quarenta anos, parte por que Lorenzo admirava sua esposa e parte por que ele estava frequentemente fora da cidade lutando pelo papa.

O casal teve seis filhos e viveram a fidelidade, o amor e a paternidade responsável e evangelizadora. Na época, Roma estava dividida em fações a favor e contra o Papa, e que guerreavam entre si. Era uma verdadeira situação de guerra civil. Além disso, a cidade foi assolada por epidemias, fomes, revoluções. Nestas situações, Santa Francisca assistiu à morte de três dos seus filhos. Mais tarde, outro filho foi feito refém, o seu marido foi ferido na guerra e, depois, feito prisioneiro. Ainda assim Santa Francisca Romana prosseguiu com as suas obras de caridade. Vendeu quase tudo o que possuía para mantê-la em funcionamento. Foi nessa época que o povo, agradecido, lhe deu o título de “Mãe de Roma”.

Santa Francisca Romana frequentava a abadia de Santa Maria Nova, dos monges Beneditinos. Lá, em contato com as ricas senhoras de Roma, convenceu um bom número delas a se unirem para prestar um serviço social aos pobres, doentes e necessitados. Santa Francisca Romana fundou uma espécie de “instituto das mães de Roma”. Tratava-se de um organismo sem votos, sem regras, sem hábito, formado por mães romanas. Elas viviam o seu quotidiano de mães e esposas, mas procuravam tempo para a oração e para a prática da caridade efetiva para com os necessitados acolhidos na casa de Santa Francisca e em outras paróquias de Roma.

Terminada a guerra, Lourenço, o marido de Santa Francisca Roma voltou do exílio e teve grande parte dos bens que haviam sido confiscados restituídos. Ele apoiava Santa Francisca Romana na caridade e também participava. A santa esposa conseguiu, com muita oração e conselhos, que o seu marido se reconciliasse com inimigos surgidos nas guerras de Roma.

Após a morte do seu marido Lourenço, Santa Francisca Romana intensificou o seu trabalho junto aos pobres. A essa altura, cinco de seus filhos e filhas tinham falecido. Quando o último filho sobrevivente se casou, Santa Francisca Romana entregou o governo do palácio à sua nora. Esta nora convertera-se à fé cristã por causa de Santa Francisca Romana. Em seguida, Santa Francisca Romana e suas companheiras viúvas de Roma, fundaram a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova. Em 1433 dez oblatas da nova Ordem receberam o hábito religioso e começaram a viver em comunidade. Daí a poucos meses, o Papa Eugénio IV instituiu a congregação dando-lhe o nome de Congregação das Oblatas da Santíssima Virgem. Mais tarde, após a morte de Santa Francisca, este nome foi mudado para Congregação das Oblatas de Santa Francisca Romana. A congregação continuou bravamente a obra começada por Santa Francisca Romana.

Santa Francisca Romana fez questão de ingressar na Congregação que fundara como qualquer outra, sendo uma simples postulante. Em pouco tempo, porém, foi eleita a superiora e exerceu o seu ministério com humildade e santidade, procurando sempre descobrir e cumprir a vontade de Deus para a Obra.

Santa Francisca Romana teve vários dons sobrenaturais e carismas, que serviram para a edificação da congregação e da Igreja em geral. Ela tinha visões do seu Anjo da Guarda, do combate entre as forças satânicas e as forças celestiais, profecias, êxtases, colóquios com Jesus Cristo e Nossa Senhora. Teve também visões dos sofrimentos do inferno, do purgatório e da felicidade profunda do céu, deixando claro que o maior sofrimento na terra, não tem comparação com a felicidade do céu. Por isso, suportava tudo com amor, paciência e perseverança.

Santa Francisca Romana viveu apenas três anos no convento. Faleceu a 9 de março de 1440.

Foi canonizada a 9 de maio de 1608 pelo Papa Paulo V e recebeu o título de Santa Mística da igreja.

Santa Francisca Romana rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Magno das Órcades
Santa Bernardette