Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Perpétua e Santa Felicidade

Sábado, 07 Março 2020por Visualizações : 2287

7Mar S. Perpetua e S. FelicidadeHoje é dia de Santa Perpétua e Santa Felicidade, mártires. O que sabemos sobre as origens das duas é pouco, porém digno de nota.  Santa Perpétua é também conhecida como Vivian Perpétua nasceu no seio duma família nobre pagã em Cartago (Norte de África). Santa Perpétua converteu-se ao cristianismo. Era esposa e mãe dum bebé de poucos meses. Santa Felicidade era escrava de Santa Perpétua e também de Cartago.

No ano de 293 o imperador Severo, também de origem africana, havia decretado a pena de morte para os cristãos. Assim as duas mulheres foram presas apenas por serem cristãs. Santa Perpétua tinha 22 anos quando foi presa com outros catecúmenos como Saturnino, Saturo e Secundo, e dois escravos Revocato e Felicidade. Santa Felicidade, escrava de Santa Perpétua, teria por volta dos 20 anos e encontrava-se grávida de 8 meses.

Durante o período em que estiveram encarceradas, Santa Perpétua a pedido dos outros mártires, escrevia num diário tudo o que passou naquele local.

Santa Perpétua era muito firme na sua fé, porém como o pai de Perpétua era um homem influente em Roma conseguiu que a mesma fosse libertada caso negasse Cristo. O pai de Santa Perpétua foi visitá-la à prisão para tentar que a filha abjurasse a sua fé.

Nessa visita Santa Perpétua terá dito ao pai: “Pai, como se chama esta vasilha que há aí na frente?” "Uma bandeja", respondeu o pai. “Pois bem, essa vasilha deve ser chamada de bandeja, e não de pote ou colher, porque é uma bandeja. E eu que sou cristã, não posso me chamar pagã, nem de nenhuma outra religião, porque sou cristã e o quero ser para sempre".

Neste meio tempo nasceu a filha de Santa Felicidade, que seria entregue a cristãos que não foram presos pela perseguição do imperador pagão, e a criança seria criada são e salvo, porém, a sua mãe não partilhava do mesmo destino.

Elas que ainda não tinham sido batizadas fizeram questão de receber o sacramento na prisão, para reafirmar suas posições de cristãs e, em nenhum momento sequer, pensaram em salvar as vidas negando o cristianismo. 

Segundo os relatos oficiais da época, que completam o diário de Santa Perpétua, os cristãos homens foram martirizados primeiro, tendo sido jogados aos leopardos famintos. Estes os despedaçaram.

Santa Perpétua e Santa Felicidade foram jogadas a touros selvagens. Santa Perpétua viu a sua amiga ser atingida pelos animais e ainda conseguiu amparar a sua irmã de fé em seus braços e recompor a sua roupa estraçalhada, numa demonstração de respeito, dignidade e amor.

Os pagãos que assistiam ao “espetáculo” emocionaram-se por um curto espaço de tempo e pediram que as santas fossem tiradas pela porta onde iam os gladiadores vitoriosos. Porém, logo depois começaram a gritar pedindo que as trouxessem de volta e as decapitassem diante de todos. Ao saber desta notícia, as duas jovens santas abraçaram-se emocionadas, e voltaram à praça. Santa Felicidade teve a cabeça cortada com uma machadada, mas o carrasco que tinha que matar Santa Perpétua estava muito nervoso e errou o golpe. Ela deu um grito de dor, mas estendeu bem a cabeça sobre o cepo e indicou ao carrasco com a mão, o lugar preciso de seu pescoço onde devia dar a machadada. Assim esta mulher valorosa até o último momento demonstrou que se morria mártir era por sua própria vontade e com toda generosidade.

Santa Perpétua e Santa Felicidade foram decapitadas no dia 7 de março de 203.

 

Santa Perpétua e Santa Felicidade, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação
Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18