São Calisto Caravário

25Fev S. Calisto CaravarioSão Calisto Caravário nasceu a 18 de junho de 1903 em Cuorgnè, na província de Turim (Itália). São Calisto Caravário amava ternamente a sua mãe, com quem se comunicava frequentemente por carta. Aos 5 anos mudou-se com a família para Turim. perto do oratório de Porta Nuova. São Calisto Caravário frequentava a escola salesiana e todos os dias fazia questão de ajudar na Missa.

Aconselhado pelo diretor do oratório, o Pe. Sante Garelli, São Calisto Caravário entrou para o noviciado e tornou-se salesiano. No ano de 1922, S. Luís Versiglia (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/25/56712/-/s-lu%C3%ADs-versiglia.html) fez uma visita a Itália e falou aos padres sobre as missões. São Calisto ter-lhe-á dito “Excelência, um dia eu estarei junto com o senhor na China”.

São Calisto Caravário insistiu e viu o seu desejo de partir em missão ser atendido. Primeiro partiu com destino a Macau, dois anos mais tarde foi enviado a Timor. Posteriormente é enviado para Shiu Chow, onde S. Luís Versiglia o ordena sacerdote e lhe confia a missão de Linchow. Em pouco tempo visitou todas as famílias e conquistou a simpatia dos meninos das escolas.

No mês de fevereiro de 1930, durante uma viagem a Linchow, São Luís Versiglia e São Calisto Caravário são aprisionados por piratas e ladrões. Os santos foram depois levados para a mata, perto de Li-Thau-Tseul. Poucos antes de serem fuzilados, São Luís Caravário confessou-se a S. Luís Versiglia que fez também o mesmo.

São Calisto foi assassinado a 25 de fevereiro de 1930.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II a 1 de outubro de 2000, juntamente com 118 mártires chineses.

S. Calisto Caravário rogai por nós!

• Vermelho – Ofício próprio (Semana II do Saltério). + Missa própria, Credo, pf. próprio. L 1 Is 50, 4-7; Sal 21 (22), 8-9. 17-18a. 19-20. 23-24 L 2 Filip 2, 6-11 Ev Mt 26, 14 – 27, 66 ou Mt 27, 11-54 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia Mundial da Juventude. * Na Diocese de Angra – Colecta da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Entrega da Renúncia Quaresmal. * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – Entrega da Renúncia Quaresmal. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Dom. Abr. 05
São Vicente de Ferrer