Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Margarida de Cortona

Sábado, 22 Fevereiro 2020por Visualizações : 2056

22Fev Santa Margarida de CortonaSanta Margarida de Cortona nasceu em 1247 em Laviano (Itália) e faleceu a 22 de fevereiro de 1297 em Cortona (Itália). Era filha de camponeses pobres e ficou órfã de mãe aos 7 anos. Dois anos depois, o seu pai contraiu segundas núpcias com uma mulher de temperamento ácido e colérico, que nutriu desde o começo uma verdadeira antipatia pela enteada.
A perca da mãe em plena infância, aliada à aversão manifestada pela madrasta deixaram Margarida muito vulnerável. Santa Margarida de Cortona tornou-se uma jovem muito bela com uma personalidade viva e graciosa, começou ela a procurar em perigosos divertimentos a felicidade que lhe faltava no lar.
Certo dia, enquanto passeava pelos arredores de sua casa, Santa Margarida deparou-se com o marquês del Monte, senhor de Valiano e da vila de Palazzi, em Montepulciano, o qual, deslumbrado por sua beleza, a incitou a acompanhá-lo, oferecendo-lhe uma vida cheia de deleites, com a promessa de um casamento nunca realizado… Semelhante oferta seduziu a jovem aldeã de 17 anos, que o seguiu o nobre de quem teve um filho.
Um dia, o seu amante, saiu de casa para resolver uma questão com uns proprietários vizinhos, levando o cão que nunca o abandonava. Passados alguns dias, o cão retorna a casa e uivando desesperadamente, lambia a mão da santa e procurava arrastá-la pela saia. Santa Margarida de Cortona decidiu seguir o animal e encontrou o cadáver do marquês já em putrefação. Aí Santa Margarida teve a iluminação do arrependimento. Percebeu a futilidade da vida que vivia e voltou para a casa de seu pai. O seu objetivo era passar o resto de sua vida em penitência.
Com o intuito de mostrar publicamente sua conversão, Margarida foi à missa tendo uma corda amarrada no pescoço. Pediu perdão a todos pelo desrespeito de sua vida passada. Essa atitude, porém, despertou a inveja de sua madrasta. Esta tramou e agiu até conseguir que Margarida fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu bastante por causa disso. Chegou a pensar em voltar à sua vida de riqueza e luxuria. Porém, venceu a tentação e, com firmeza, manteve-se na decisão que tinha tomado.
Margarida procurou então os franciscanos de Cortona e conseguiu ser aceita na Ordem Terceira. Porém, para ser aceita definitivamente, teria que enfrentar três anos de provações. Passados os três anos de penitência, onde Santa Margarida de Cortona infligiu a si própria as mais severas penitências, em 1277 passou a viver em pobreza como Irmã da Ordem Terceira Franciscana em Cortona, e deixou seu filho entregue aos cuidados de outros franciscanos, em Arezzo.
Em 1278 criou a Confraria de Santa Maria da Misericórdia, uma espécie de hospital onde as mulheres, religiosas ou leigas, podiam assistir e cuidar de doentes, pobres e sem abrigo.
Santa Margarida de Cortona, foi agraciada com várias experiências religiosas e místicas, presenciadas e confirmadas por seus diretores espirituais franciscanos. Entre essas experiências, há relatos de visões, revelações, visitas do anjo da guarda e até mesmo aparições de Jesus Cristo, com quem ela conversava frequentemente nos momentos de orações contemplativas.
Foi canonizada pelo Papa Bento XIII a 16 de maio de 1728.
É protetora dos órfãos, mães solteiras, prostitutas, e dos sem abrigo.

 

Santa Margarida de Cortona rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18