Beato Simão de Cássia

16Fev B. Simao de CassiaBeato Simão de Cássia, também é conhecido como Simão Fidati de Cássia. Sabe-se que o beato nasceu no final do Século XIII, supõe-se que por volta do ano 1295 na cidade de Cássia (Itália) e veio a falecer a 2 de fevereiro de 1348 em Florença (Itália).

Começou por estudar ciências naturais que posteriormente abandonou para se dedicar ao estudo da teologia e das escrituras. Entrou para a Ordem Agostiniana muito jovem, com cerca de 20 anos. Começou a pregar no ano de 1318, e era reconhecido como um pregador brilhante em cidades como Perugia, Bolonha, Siena e Florença.  Apesar de censurar severamente os pecados da época, o auditório escutava com atenção os seus sermões.

O beato Simão de Cássia foi também muito apreciado como escritor, ocupação que lhe tomava grande parte das noites, segundo o testemunho de frei João de Salerno que viveu a seu lado aproximadamente dezassete anos. Na mais popular de suas obras, intitulada "A Ordem da vida Cristã ", nas origens do italiano vulgar, faz uma vigorosa chamada ao seguimento e imitação de Cristo, um ideal proposto amplamente na sua obra-prima "O Serviço de Nosso Salvador".

A propósito desta última obra, conta-se como em uma ocasião, enquanto projetava a conveniência e modo de redigi-la, ter-lhe-á aparecido o Senhor sob a aparência de um jovem que o convidava a beber do cálice que levava em suas mãos. Simão provou-o e "a doçura desta bebida ficou-lhe gravada durante o resto de sua existência, fazendo que lhe parecesse insípido qualquer outro alimento; e em seguida começou a escrever a referida vida do Salvador".

Especial menção merece também seu "Epistolário" (uma coleção de aproximadamente 50 cartas escritas pelo Beato Simão de Cássia), onde se documenta a atividade de Simão como diretor espiritual em contato com pessoas de todo tipo e categoria social.

Como pregador e como escritor influiu notavelmente na vida pública de seu tempo, apesar de seu viver esquivo, com o contínuo desejo de solidão, dedicado preferencialmente à oração e ao estudo. Nesta linha explica-se a sua total recusa a qualquer cargo de governo.

Simão de Cássia tinha uma devoção especial pela humanidade de Jesus que, para ele, era a chave da vida Cristã. Tal devoção estava enraizada no contexto da tradição Agostiniana da "Teologia do Coração", ponto central do amor de Deus.

O sucesso nunca tomou conta de sua vida e Simão de Cássia manteve-se fiel à sua vocação. Ele vivia a caridade cristã, a obediência à Ordem e o senso de comunidade e amor fraterno como os mais importantes valores da vida religiosa e comunitária.

Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo, na Itália. Sua doutrina exerceu uma grande influência.  Cheio de sinceridade, não admitia fingimentos e segundas intenções. Amante da solidão contemplativa, foi um incansável apóstolo, a serviço da obediência. Antes de tudo a obediência, sempre que não se oponha à caridade.

A obediência a Ordem e a comunidade e amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Formar Cristo em todos foi o motivo inspirador de sua vida.

Vítima da "grande peste" que assolou a Europa, morreu em Florença no ano de 1348.

Foi beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1833.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54 (55), 7-8. 9-10a. 10b-11ab. 23 Ev Mc 9, 30-37 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Oração de Jesus Cristo no Horto – MO * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Oração de Jesus Cristo no Horto – MF * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Santa Valburga
São Calisto Caravário
São Luís Versiglia

• D. José Traquina apela ao cuidado com a Pastoral dos Batismos Santarém, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém anunciou que as comunidades católicas da diocese vão ajudar a ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019, com os donativos recolhidos durante a próxima Quaresma. “A Renúncia Quaresmal de 2020 […] The post Santarém: Diocese vai ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• D. Nuno Brás divulgou a mensagem para a Quaresma, um tempo oportuno para «dar mais intensidade» à vida cristã Funchal, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirma na mensagem para a Quaresma que a diocese vai colaborar na preparação de um espaço no Centro do Funchal para acolher os sem-abrigo da cidade. […] The post Funchal: Diocese apoia projeto para acolher sem-abrigo no centro da cidade appeared first on Agência ECCLESIA.

• Participantes vão rezar pela defesa e cuidado da vida humana, desde a «gestação até à morte» Ponta Delgada, Açores, 25 fev 2020 (Ecclesia) – Os ranchos de romeiros vão começar a percorrer as estradas da ilha açoriana São Miguel, na madrugada do próximo dia 29, nas romarias quaresmais, com um pedido do bispo diocesano para […] The post Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada appeared first on Agência ECCLESIA.