Sigfrido de Suécia

15Fev Sigfrido da SueciaSigfrido da Suécia, também é conhecido como Sigfried, Siegfrid, Siegfried ou Sigfridus e terá nascido em Glastonbury (Inglaterra) e falecido no ano de 1045 em Växjö (Suécia), contudo estes dados não são dados como definitivos. Algumas biografias dão-no como morto em 1067. O certo é que Sigfrido foi um dos primeiros missionários católicos na Suécia e um dos primeiros missionários ingleses a estender o cristianismo àquele país. É considerado apóstolo das províncias de Smalanda e Gotlândia Ocidental, ambas na Suécia. É também o padroeiro do País.
Os dados dizem-nos que Sigfrido enviou os missionários Ésquilo e Botuido para cristianizar a região do lago Mälaren.
Entretanto Sigfrido terá chegado à localidade de Varend, na província de Smaland, proveniente da Dinamarca, com os seus três sobrinhos que foram assassinados perto de Växjö, enquanto Sigfrido se encontrava em Västergötland. Crê-se que Sigrido terá baptizado o rei Olof Skotkonung em 1008 em Västergötland. Quando regressou a Värend, Sigrido da Suécia encontrou uma tina de madeira flutuando num lago com as cabeças dos seus sobrinhos, e por isso é costume vê-lo representado com mitra de bispo, um báculo e três cabeças na mão.
Sigfrido continuou a realizar pregações e a construir igrejas em todo o sul da Suécia, até morrer, em Växkö, onde repousam seus restos.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54 (55), 7-8. 9-10a. 10b-11ab. 23 Ev Mc 9, 30-37 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Oração de Jesus Cristo no Horto – MO * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Oração de Jesus Cristo no Horto – MF * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Santa Valburga
São Calisto Caravário
São Luís Versiglia

• D. José Traquina apela ao cuidado com a Pastoral dos Batismos Santarém, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém anunciou que as comunidades católicas da diocese vão ajudar a ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019, com os donativos recolhidos durante a próxima Quaresma. “A Renúncia Quaresmal de 2020 […] The post Santarém: Diocese vai ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• D. Nuno Brás divulgou a mensagem para a Quaresma, um tempo oportuno para «dar mais intensidade» à vida cristã Funchal, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirma na mensagem para a Quaresma que a diocese vai colaborar na preparação de um espaço no Centro do Funchal para acolher os sem-abrigo da cidade. […] The post Funchal: Diocese apoia projeto para acolher sem-abrigo no centro da cidade appeared first on Agência ECCLESIA.

• Participantes vão rezar pela defesa e cuidado da vida humana, desde a «gestação até à morte» Ponta Delgada, Açores, 25 fev 2020 (Ecclesia) – Os ranchos de romeiros vão começar a percorrer as estradas da ilha açoriana São Miguel, na madrugada do próximo dia 29, nas romarias quaresmais, com um pedido do bispo diocesano para […] The post Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada appeared first on Agência ECCLESIA.