Sigfrido de Suécia

15Fev Sigfrido da SueciaSigfrido da Suécia, também é conhecido como Sigfried, Siegfrid, Siegfried ou Sigfridus e terá nascido em Glastonbury (Inglaterra) e falecido no ano de 1045 em Växjö (Suécia), contudo estes dados não são dados como definitivos. Algumas biografias dão-no como morto em 1067. O certo é que Sigfrido foi um dos primeiros missionários católicos na Suécia e um dos primeiros missionários ingleses a estender o cristianismo àquele país. É considerado apóstolo das províncias de Smalanda e Gotlândia Ocidental, ambas na Suécia. É também o padroeiro do País.
Os dados dizem-nos que Sigfrido enviou os missionários Ésquilo e Botuido para cristianizar a região do lago Mälaren.
Entretanto Sigfrido terá chegado à localidade de Varend, na província de Smaland, proveniente da Dinamarca, com os seus três sobrinhos que foram assassinados perto de Växjö, enquanto Sigfrido se encontrava em Västergötland. Crê-se que Sigrido terá baptizado o rei Olof Skotkonung em 1008 em Västergötland. Quando regressou a Värend, Sigrido da Suécia encontrou uma tina de madeira flutuando num lago com as cabeças dos seus sobrinhos, e por isso é costume vê-lo representado com mitra de bispo, um báculo e três cabeças na mão.
Sigfrido continuou a realizar pregações e a construir igrejas em todo o sul da Suécia, até morrer, em Växkö, onde repousam seus restos.

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Participar na Missão País em 2019 ditou o regresso de Madalena Wolf à Igreja. Batizada em pequena, foi-se progressivamente afastando da prática cristã até que foi desafiada por amigos da Faculdade Nova de Medicina, da Universidade de Lisboa. Quando foi fazer Missão País não acreditava em nada mas naquela semana sentiu-se acolhida em Alcanede, Santarém, […] The post Missão País: Regressar à Igreja com Madalena Wolf – Emissão 28-02-2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• José Carlos Lima destaca necessidade de educar para valores Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto disse que todos na sociedade “têm de incutir” a dimensão da “racionalidade no desporto” para que a “paixão não tome conta e de certa forma a violência”. “A nossa missão é […] The post Sociedade: «A violência não é o registo normal do desporto» – Coordenador do Plano Nacional de Ética (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.

• Comunicado surge após arquivamento do processo de inquérito, pelo Ministério Público Leiria, 28 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, emitiu hoje um comunicado a respeito do arquivamento do processo de inquérito à morte do padre Marco Brites, pelo Ministério Público, lamentando o que classificou como “insinuações caluniosas”. “Não podemos deixar […] The post Leiria-Fátima: Cardeal D. António Marto lamenta «insinuações caluniosas» sobre a morte do padre Marco Brites appeared first on Agência ECCLESIA.