Beato José Olallo Valdês

Quarta-feira, 12 Fevereiro 2020por Visualizações : 5747

12fev B. José Olallo ValdesBeato José Olallo Valdês nasceu a 12 de fevereiro de 1820 em Havana (Cuba) e faleceu a 7 de março de 1889 em Santa Maria del Puerto del Principe (atual Camagüey, Cuba). Não se conhece a filiação do Beato José Olallo Valdês, sabe-se apenas que foi uma das crianças abandonadas no dia 15 de março de 1820 na Casa Berço São José de Havana, onde no mesmo dia recebeu o batismo, pelas mãos do Padre António Eusébio Ramos. Viveu e foi educado na mesma Casa Berço até aos 7 anos, e depois na de Beneficência, manifestando-se um rapaz sério e responsável. Por volta dos 13 anos ingressou na Ordem Hospitalária de São João de Deus, na comunidade do hospital dos santos Felipe e Santiago, em Havana.
Superando os obstáculos que pareciam interpor-se à sua vocação, mantém-se constante na sua decisão, emitindo a profissão como religioso hospitalário. Em abril de 1835 chega à cidade de Porto Príncipe, e começa a trabalhar no Hospital de São João de Deus. Trabalhava de acordo com a sua fé: atendia com especial afeto os doentes; instruía as crianças pobres na doutrina cristã e ensinava-os a ler e a escrever; defendia os escravos. O povo da cidade conhecia-o como Padre Olallo, apesar de não ser sacerdote.
Beato José Olallo Valdês acolheu um rapaz pequeno que tinha problemas mentais e que tinha sido abandonado, a quem queria como um filho.
Durante a luta pela independência de Cuba o hospital foi destinado ao uso dos militares. No ano de 1868, e durante essa mesma luta, o beato recolheu o corpo do General Ignacio Agramonte, que jazia na frente do hospital e lavou o cadáver para que o povo da cidade pudesse prestar tributo ao militar que antes os havia livrado de importantes batalhas na guerra.
O arcebispo de Santiago de Cuba, Monsenhor José Maria Martín de Herrera y de la Iglesia propôs-lhe que fosse ordenado sacerdote, mas o beato José Olallo Valdês recusou porque queria dedicar a sua vida aos pobres e aos doentes.
De 1876, em que morreu seu último irmão de Comunidade, até à data de sua morte, em 1889, ficou sozinho, mas seguiu com a mesma magnificência ocupando-se da assistência dos doentes, sempre fiel a Deus, à sua consciência, à sua vocação e ao carisma, humilde e obediente, com nobreza de coração, respeitando, servindo e amando também os ingratos, os inimigos e aos invejosos, sem nunca abandonar seus votos religiosos.
Ficou doente em dezembro de 1887 e veio a morrer no dia 7 de março de 1889, e quase toda a cidade participou no funeral deste grande homem.
Foi beatificado a 29 de novembro de 2008.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 7, 51 – 8, 1a; Sl 30 (31), 3cd-4. 6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab Ev Jo 6, 30-35

Magno das Órcades
Santa Bernardette