Gilberto de Semprigham

Terça-feira, 04 Fevereiro 2020por Visualizações : 6057

4fev Gilberto de SemprighamSão Gilberto de Sempringham nasceu em Sempringham (Inglaterra) por volta do ano 1083 e faleceu a 4 de fevereiro de 1183 na mesma cidade.

São Gilberto de Sempringham era o filho mais velho de Juscelino, um cavaleiro normando e de sua esposa de classe baixa anglo-saxônica, cujo nome não é conhecido. A sua mãe teve uma visão antes do seu nascimento, na qual viu que São Gilberto de Sempringham seria muito especial. Sobre São Gilberto de Sempringham sabe-se que terá nascido com alguma incapacidade, sendo a curvatura da espinha apontada como sendo uma possibilidade. Os empregados de sua casa não podiam comer à mesma mesa com ele. Foi considerado incompetente para o serviço militar.

A sua infância transcorreu, toda ela, nas propriedades paternas da cidade de Sempringham. Lá, Gilberto iniciou seus estudos, concluídos depois em Paris, onde adquiriu o título de “Mestre”, com o qual foi conhecido pela posteridade. Quando São Gilberto de Semprigham regressou a Inglaterra ensinou as crianças locais, de ambos os sexos, o que não era comum no seu distrito do condado de Lincoln. O pai estava impressionado com a sua educação e habilidades assim como com o seu comportamento religioso e presenteou-o com duas reitorias, de Sempringham e West Torrington, assim o santo teria uma renda.

São Gilberto de Semprigham apenas tinha recebido as ordens menores, mas morou com os bispos de Lincoln como um clérigo. Em 1131 ele fundou uma casa para raparigas cuja residência foi fixada à sua igreja em Sempringham e alugada a um padre chamado Geoffrey, e elas partilhavam quartos acima da entrada da igreja. Esta casa era regida de acordo com as regras beneditinas. Em 1139, São Gilberto de Sempringham mudou a sua pequena comunidade para um novo lugar numa distância do campo de sua igreja e no devido tempo esta tornou-se a casa-mãe para a Ordem Gilbertina de Sempringham.

Depois, Gilberto fundou um mosteiro masculino que submeteu às mesmas Regras e direção espiritual dada às religiosas.

No ano de 1147, Gilberto viajou para a França esperando persuadir a Ordem Cisterciense a adotar sua comunidade de monjas. Isto foi recusado, mas com o encorajamento do Papa Eugénio III, que tinha sido monge cisterciense, e Bernardo de Claraval (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/20/18513/-/s-bernardo.html), ele esboçou os Institutos da Ordem Gilbertina. Em 1148, os Estatutos de ambas foram aprovados pelo Papa Eugénio III. Dessa forma estava fundada a nova Ordem religiosa, a dos Gilbertinos, que teria cerca de setecentos religiosos e mil e quinhentas religiosas, quando da morte do seu fundador. Mas antes desses balanços finais tão positivos, os períodos obscuros foram muitos.

Ele não estava preso a nenhuma casa em particular e não era o prior de Sempringham. Era sua responsabilidade visitar todas as casas ao seu cuidado, lá não fazendo visitas de direito dados aos bispos diocesanos.

Em idade avançada São Gilberto de Sempringham ficou cego e transferiu a responsabilidade da Ordem para Rogério, o prior de Malton. Gilberto não tomou os votos da Ordem Gilbertina até que se aproximou da morte. Ele sentia que fazendo poderia ser um sinal de arrogância como ele tinha escrito a Regra Gilbertina. Num último sinal de amor à Ordem que criou, Gilberto de Sempringham pediu para ser acolhido como um simples monge e pronunciou o voto de total obediência ao Superior geral.

É o decano dos santos ingleses.

Faleceu a 4 de fevereiro de 1189, com 106 anos.

Foi canonizado em 1202 pelo Papa Inocêncio III.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III