Santa Catarina de Ricci

Terça-feira, 04 Fevereiro 2020por Visualizações : 5608

4 fev S. Catarina de RicciSanta Catarina de Ricci nasceu a 23 de abril de 1522 em Florença e faleceu a 1 de fevereiro de 1590 em Prato (Itália). Era filha dos nobres Pedro Francisco e Catarina, e tinha três irmãos, todos rapazes. Foi batizada como Alessandra Lucrezia Romola. Ficou órfã de mãe aos 3 anos.

Santa Catarina passou então a ser criada pela sua avó paterna (segundo algumas fontes, pela sua madrinha segundo outras fontes). O certo é que a jovem santa Catarina de Ricci considerava a Virgem Maria como a sua verdadeira mãe e enquanto criança conseguia falar com o seu anjo da guarda que lhe ensinava preces para o rosário.

Aos 6 anos entrou para o convento-escola em Montecelli em Florença (Itália), onde a sua tia, Louisa del Ricci, era abadessa.  Santa Catarina de Ricci desenvolveu uma enorme devoção à Paixão de Cristo e pretendia entrar definitivamente para o convento. O seu pai, opunha-se aos seus planos, contudo depois de falar com o seu irmão (tio paterno de Catarina) o padre Timóteo permitiu que Catarina ingressasse no convento. Assim tomou o hábito da Ordem Dominicana no convento do Prado aos 14 anos, mudou o nome de Alessandra para Catarina em memória da sua mãe e de Santa Catarina de Sena (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/04/29/57863/-/s-catarina-de-sena.html).

Foi eleita superiora apenas com 25 anos cargo que ocupou até a morte. Santa Catarina de Ricci governava pelo bom exemplo na prática de todas as virtudes, conseguindo assim que na comunidade reinasse sempre ótimo espírito, e as religiosas esforçavam-se por seguir o exemplo da superiora.

Com 20 anos Santa Catarina de Ricci começou um ciclo de 12 semanas de êxtases da Paixão, iniciando na quinta-feira ao meio dia e indo até sexta-feira às 16 horas, sempre acompanhado de sérios ferimentos e chagas. As outras freiras podiam seguir o curso da Paixão pelos ferimentos que apareciam em ordem cronológica - desde os açoites, à coroa de espinhos e os ferimentos na Cruz - e, quando o êxtase finalmente terminava, Santa Catarina de Ricci estava coberta de ferimentos, com os ombros profundamente afundados onde a madeira da cruz se teria apoiado. Na primeira vez, na quaresma de 1542, ela meditava tão completamente na crucificação que ficou doente, só melhorando com a visão de Jesus levantando-se do sepulcro e falando com Maria Madalena no domingo.

Grandes e extraordinárias foram também as graças, de que Deus cumulou sua serva. Catarina possuía o dom da profecia, do conhecimento de coisas ocultas, da cura de doenças e da multiplicação de mantimentos em favor dos pobres.

Santa Catarina de Ricci faleceu a 11 de fevereiro de 1590, e foi canonizada pelo Papa Bento XIV no ano de 1746.

Santa Catarina de Ricci rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 8, 26-40; Sl 65 (66), 8-9. 16-17. 20 Ev Jo 6, 44-51 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Emérito de Tabbora (1999). * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria da Encarnação, religiosa – MF

Qui. Abr. 18
Beata Maria da Encarnação