Alfredo Delp

Domingo, 02 Fevereiro 2020por Visualizações : 5719

2fev Alfredo DelpAlfred Delp, nasceu a 15 de setembro de 1907 em Mannhei, (Alemanha) e faleceu a 2 de fevereiro em Berlim (Alemanha).

Era filho de mãe católica e pai protestante. Foi batizado como católico, mas durante a infância frequentou uma escola luterana e foi confirmado luterano em 1921, então com 4 anos.

Mais tarde e depois de uma azeda discussão com um pastor Luterano, Alfredo Delp pediu e recebeu os sacramentos da Primeira Comunhão e Crisma na Igreja Católica. O seu pároco Católico reconheceu a sua inteligência e paixão pela aprendizagem e conseguiu que se matriculasse na Goetheschule em Dieburg, Alemanha. Possivelmente devido à sua educação num lar religioso misto, Alfredo Delp tornar-se-ia mais tarde um ardente defensor da melhoria de relações entre Católicos e Protestantes.

Depois de terminar os seus estudos secundários, Alfredo Delp entrou para a Companhia de Jesus, no ano de 1926. Depois de fazer estudos filosóficos em Pullach, Alemanha, foi trabalhar como prefeito e professor de desporto no Colégio Stella Matutina em Feldkirch, Áustria, entre 1930 e 1933.

Alfredo Delp viu-se obrigado a regressar à Alemanha no ano de 1933, devido à subida ao poder dos Nazis na Alemanha. Juntamente consigo foi o o diretor do Colégio Stella Matutina, o Padre Otto Faller, sendo dos primeiros a chegar à Floresta Negra, onde os Jesuítas abririam o Colégio de São Brás para cerca de 300 estudantes obrigados a sair da Áustria. Alfredo Delp completou os seus estudos teológicos em Valkenburg, Holanda (1934-1936), e em Frankfurt (1936-1937).

No ano de 1937, Alfredo Delp foi ordenado padre e a partir de 1939, trabalhou no quadro editorial da revista mensal Jesuíta Stimmen der Zeit (Vozes dos Tempos), até ao seu encerramento pelos Nazis em abril de 1941. Passou a ser reitor da Igreja de St. Georg, parte da paróquia de Heilig-Blut no bairro de Bogenhausen, em Munique. Pregou em ambas as igrejas, ao mesmo tempo que ajudou secretamente Judeus a fugir para a Suíça, através da Resistência.

A oposição aberta de padres jesuítas ao regime nazi levou à prisão de vários destes (padres jesuítas) em campos de concentração. O provincial jesuíta de Alfredo Delp, Augustin Rösch, tornou-se ativo na resistência ao nazismo, ao mesmo tempo Rösch introduziu Alfredo Delp no Círculo de Kreisau. Em 1942, Alfredo Delp encontrava-se regularmente com membros do grupo em volta de Helmuth von Moltke para discutir o novo modelo de ordem social a desenvolver na Alemanha depois do derrube do nazismo.

Alfredo Delp foi preso em Munique, em 28 de julho de 1944, na sequência do atentado a Hitler, levado a cabo oito dias antes, apesar de não estar diretamente envolvido na tentativa de golpe militar. Foi transferido para a prisão de Tegel, em Berlim. Na prisão, começou secretamente a rezar missa e a escrever cartas, reflexões sobre o Advento, o Natal e outros temas espirituais, que foram secretamente enviados para fora, antes do seu julgamento.

Em 8 de dezembro de 1944, Alfredo Delp recebeu a visita do Padre Franz von Tattenbach, enviado por Rösch, para fazer os seus votos finais de membro da Companhia de Jesus.

Alfredo Delp foi julgado de 9 a 11 de janeiro de 1945 pelo Tribunal do Povo, e condenado à morte por alta traição, apesar de não ter sido implicado no atentado a Hitler.

Durante a sua prisão final, a Gestapo (polícia secreta do estado) ofereceu a Delp a libertação, desde que abandonasse os jesuítas, o que este recusou. Foi enforcado no dia 2 de fevereiro de 1945, na Prisão de Plötzensee, em Berlim.

• S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier