Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Henrique de Suso

Quinta-feira, 23 Janeiro 2020por Visualizações : 6102

23 jan - henriqueHenrique de Suso nasceu a 21 de Março de 1295, na Ilha de Constança, na Alemanha e faleceu a 25 de Fevereiro de 1366 em Ulm, Alemanha.

Henrique de Suso foi um religioso dominicano, escritor e místico, que se tornou um dos teólogos alemães mais conhecidos, pela singular doçura da sua espiritualidae e pela clareza do conceito transmitido de que a vida interior é acessível a todas as almas seguidoras da Paixão de Jesus Cristo.

O pai de Henrique de Suso era um rico comerciante, não muito religioso, da nobre dinastia dos Berg, e a sua mãe era uma senhora da tradicional família cristã dos Suso. Henrique prefeiru manter o sobrenome da mãe. Desde a sua infância que Henrique de Suso foi educados pelos dominicanos, demostrando a sua vocação religiosa já nesta altura.

Aos treze anos, Henrique de Suso ingressou como noviço no convento de São Nicolau.

Aos dezasseis anos, viveu um período de fé incerta, o que superou através da somatória de penitências rigorosas com as orações contemplativas. Aos 18 anos, marcou o peito com um ferro em brasa, contendo o nome de Jesus. 

No convento em Constança, Henrique de Suso fez os estudos preparatórios, filosóficos e teológicos. Depois, Henrique de Suso, foi enviado para o Colégio Geral de Estrasburgo e finalmente para a universidade de Colónia. 

Em 1336, Henrique de Suso sentiu que era hora de partir para o apostolado peregrino. viajou por toda a Alemanha, passando ainda pela Suiça e Países Baixos, tornando-se um incansável pregador itinerante do nome de Cristo. Durante quatro anos. até 1343 foi o diretor geral do convento alemão de Turgovia. Depois foi transferido para o de Ulm, no qual permaneceu até à sua morte.

Foi beatificado em 1831, pelo Papa Gregório XVI.

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18