São Sebastião

São Sebastião nasceu no ano 256 em Narbonne, França e morreu no ano 286 em Roma, Itália.

20 Jan - SebastiãoSão Sebastião terá chegado a Roma através de caravanas de migração lentas pelas costas do mar mediterrâneo.

São Sebastião era um soldado romano que se terá alistado no exército romano por volta do ano 283 d.C., com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos enfraquecido diante das torturas que sofriam na altura. São Sebastião era querido pelos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo deles, ignorado o fato de São Sebastião ser cristão, e dessa forma, São Sebastião foi designado capitão da guarda pessoal dos imperadores, a Guarda Pretoriana.

Por volta do ano 286 d.C., a sua branda conduta para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas.

Após ter sido atingido pelas flechas, São Sebastião foi dado como morto e atirado ao rio, porém São Sebastião não havia falecido.

Santa Irene encontrou-o e socorreu-o, e depois de socorrido, São Sebastião voltou a apresentar-se perante o imperador Diocleciano, que ordenou que São Sebastião fosse espancado até à morte. Depois disso, São Sebastião foi jogado no esgoto público de Roma, sendo que Santa Luciana, resgatou o seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.

Curiosidade: Normalmente é representado atado a uma árvore e com o corpo trespassado por três setas. É protetor da peste, da fome e da guerra.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.

Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.

E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males.

Assim seja.

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Participar na Missão País em 2019 ditou o regresso de Madalena Wolf à Igreja. Batizada em pequena, foi-se progressivamente afastando da prática cristã até que foi desafiada por amigos da Faculdade Nova de Medicina, da Universidade de Lisboa. Quando foi fazer Missão País não acreditava em nada mas naquela semana sentiu-se acolhida em Alcanede, Santarém, […] The post Missão País: Regressar à Igreja com Madalena Wolf – Emissão 28-02-2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• José Carlos Lima destaca necessidade de educar para valores Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto disse que todos na sociedade “têm de incutir” a dimensão da “racionalidade no desporto” para que a “paixão não tome conta e de certa forma a violência”. “A nossa missão é […] The post Sociedade: «A violência não é o registo normal do desporto» – Coordenador do Plano Nacional de Ética (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.

• Comunicado surge após arquivamento do processo de inquérito, pelo Ministério Público Leiria, 28 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, emitiu hoje um comunicado a respeito do arquivamento do processo de inquérito à morte do padre Marco Brites, pelo Ministério Público, lamentando o que classificou como “insinuações caluniosas”. “Não podemos deixar […] The post Leiria-Fátima: Cardeal D. António Marto lamenta «insinuações caluniosas» sobre a morte do padre Marco Brites appeared first on Agência ECCLESIA.