Beatos Tiago Sales e Guilherme Saultemouche

19 01 B. Tiago Sales

Beatos Tiago Sales e Guilherme Saultmouche eram os dois franceses os dois. Beato Tiago Sales nasceu no ano 1556 no seio de uma família modesta. Em criança já mostrava amor excepcional pela oração. Os seus triunfos como professor também não conseguiram diminuir sua humildade.

Foi ordenado presbítero (padre) e o seu amor ao Santíssimo inspirava-o constantemente. Numa época conturbada - a França estava mergulhada num período de guerras religiosas - desenvolveu um brilhante tratado sobre a Eucaristia. Redigiu um caderno no qual precisava a doutrina católica, fortemente contestada pelos hereges, e entregou o manuscrito aos ministros protestantes de Aubenas. Foi preso, torturado e morto. O dogma da Eucaristia foi o motivo mais explícito do martírio.

O Beato Guilherme Saultmouche nasceu em 1557. Era um religioso jesuíta, que acompanhava o padre Tiago Sales quando este foi preso. Beato Guilherme Saultmouche poderia ter escapado mas preferiu o martírio dizendo que lhe parecia pecado se assim não o fizesse.

Foram mortos a 7 de Fevereiro de 1593 e beatificados pelo Papa Pio XI a 6 de Junho de 1926.

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Setúbal, 29 fev 2020 (Ecclesia) – Uma curta-metragem sobre a vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz é o mote para um concerto multimédia da banda e-Vox que vai ser hoje apresentado, às 16h00, na Galeria do 11, em Setúbal. O espetáculo a que foi dado o nome de «Nesta Serra do […] The post Setúbal: Vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz apresentada em concerto appeared first on Agência ECCLESIA.

• Iniciativa arranca hoje e repete-se no último sábado de cada mês, até dezembro Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O Mosteiro São Vicente de Fora, no Patriarcado de Lisboa, dinamiza, a partir de hoje o peddy-paper ‘O Mosteiro Medieval de Santo António’, que tem público-alvo as famílias. “Esta atividade é um desafio onde cada família […] The post Lisboa: Mosteiro São Vicente de Fora dinamiza peddy-paper para as famílias appeared first on Agência ECCLESIA.

• Encontro conta com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Lisboa promove hoje um encontro, onde participa a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, das 10h30 às 12h30, na Associação […] The post Lisboa: Tomada de posse dos órgãos sociais da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social appeared first on Agência ECCLESIA.