Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Irmão Jaime Hilário

Sábado, 18 Janeiro 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 4448

18 jan - jaime hilrioSanto Irmão Jaime Hilário, nasceu a 2 de Janeiro de 1889 em Enviny, Lérida, Espanha e faleceu a 18 de Janeiro de 1937 em Tarragona, Espanha. Santo Irmão Jaime Hilário foi batizado como Manuel Barban Cosan, morreu em nome da fé e figura na lista dos mártires da Igreja Católica.

A infância de Santo Irmão Jaime Hilário foi vivida num ambiente muito cristão. Trabalhou na lavoura e nas montanhas. Aos treze anos Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Seminário Menor de Urgel. Porém, em virtude de uma doença auditiva grave, teve de abandonar a carreira eclesiástica.

No ano de 1917, Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs, iniciando os seus estudos e adotando o nome Irmão Jaime Hilário. Aí dedicou a sua vida a educar e a catequisar, percorrendo várias cidades de Espanha. Mesmo com as suas limitações, causadas pela doença auditiva, Santo Irmão Jaime Hilário, persistiu na sua missão.

No ano de 1936, Santo Irmão Jaime Hilário visitou a sua família e enquanto se encontrava de visita, estorou a Guerra Civil Espanholha, a 18 de Julho. Santo Irmão Hilário teve de se refugiar na casa de uma família amiga em Mollerussa para que não fosse morto, Mesmo assim, Santo Irmão Jaime Hilário foi preso e levado até ao Cárcere Público de Lérida, sendo posteriormente enviado para Tarragona, onde ficou preso num "barco-prisão" com muitos outros religiosos, entre os quais os seus antigos irmãos de Mollerussa.

A 15 de janeiro de 1937 Santo Irmão Jaime Hilário compareceu perante o tribunal. Por não ter negado a sua fé, Santo Irmão Jaime Hilário foi condenado, pelo fato de ser religioso. A 18 de janeiro de 1937, pelas 15h30, foi fuzilado no Cemitério "La Oliva" em Tarragona. Mesmo após vários disparos, Santo Irmão Jaime Hilário permanecia de pé. O chefe, então furioso, aproximou-se e matou-o, com um tiro à queima-roupa na cabeça. No entanto, antes de morrer, Santo Irmão Jaime Hilário ainda conseguiu dizer: 

"Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!".

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de Novembro de 1999.

 

Curiosidade: Diz-se que terá morrido às 15h30 do dia 18 de Janeiro de 1937 perto do cemitério de Tarragona, Espanha

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 1 Sam 9, 1-4. 17-19: 10, 1a; Sal 20 (21), 2-3. 4-5. 6-7 Ev Mc 2, 13-17 * Na Ordem de São Domingos – S. Margarida da Hungria, virgem – MO * 1º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve divulga que o cantor hispano-luso e fadista Juan Santamaria vai cantar poemas de Santa Teresa de Jesus e cantos de Natal, pelas 18h00, deste domingo, no Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão. Num comunicado enviado ontem, a diocese informa que Juan Santamaría une neste projeto a poesia dos …

  • Os cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos residentes no Algarve vão voltar a rezar juntos, no dia 18 deste mês, pela unidade das suas Igrejas, associando-se assim à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que anualmente é celebrada, no hemisfério norte, entre 18 e 25 de janeiro. No Algarve, a iniciativa, …

  • O bispo do Algarve presidiu no passado dia 30 de dezembro à celebração do sacramento da confirmação de sete jovens na comunidade da Tôr, pertencente à paróquia de Querença, o que já não acontecia há quase 40 anos. A celebração, presidida por D. Manuel Quintas, teve lugar na igreja da aldeia da Tôr. O sacramento …

Ecclesia

Agência ECCLESIA

Agência de Informação
  • Começa hoje, 18 de janeiro, o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos,  que une milhões de pessoas de várias Igrejas até ao dia 25 de janeiro, e recorda este ano os migrantes e refugiados que são vítimas de naufrágios no Mediterrâneo. The post Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos evoca os «terrores» enfrentados pelos refugiados appeared first on Agência ECCLESIA.

  • Tony Neves, em Roma A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocupa sempre mentes e corações de 18 a 25 de janeiro, embora tenha de ser ocupação e preocupação para as 52 semanas que o ano tem. O Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (entidade católica) e a Comissão Fé e Constituição do […] The post LUSOFONIAS – Benevolência fora do comum… appeared first on Agência ECCLESIA.

  • Jubileu vai decorrer até janeiro de 2021 Coimbra, 17 jan 2020 (Ecclesia) – A Família Franciscana Portuguesa assinalou os 800 anos dos Santos Mártires de Marrocos e da vocação de Santo António com uma peregrinação à Diocese de Coimbra, que guarda as relíquias destes frades no Mosteiro de Santa Cruz. “A Família Franciscana está em […] The post Portugal: Família Franciscana celebrou os 800 anos dos Mártires de Marrocos e da vocação de Santo António appeared first on Agência ECCLESIA.

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Onde Estamos

Visitas

Visitas
3945
Artigos
3
Favoritos web
18