Santo Irmão Jaime Hilário

18 jan - jaime hilrioSanto Irmão Jaime Hilário, nasceu a 2 de Janeiro de 1889 em Enviny, Lérida, Espanha e faleceu a 18 de Janeiro de 1937 em Tarragona, Espanha. Santo Irmão Jaime Hilário foi batizado como Manuel Barban Cosan, morreu em nome da fé e figura na lista dos mártires da Igreja Católica.

A infância de Santo Irmão Jaime Hilário foi vivida num ambiente muito cristão. Trabalhou na lavoura e nas montanhas. Aos treze anos Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Seminário Menor de Urgel. Porém, em virtude de uma doença auditiva grave, teve de abandonar a carreira eclesiástica.

No ano de 1917, Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs, iniciando os seus estudos e adotando o nome Irmão Jaime Hilário. Aí dedicou a sua vida a educar e a catequisar, percorrendo várias cidades de Espanha. Mesmo com as suas limitações, causadas pela doença auditiva, Santo Irmão Jaime Hilário, persistiu na sua missão.

No ano de 1936, Santo Irmão Jaime Hilário visitou a sua família e enquanto se encontrava de visita, estorou a Guerra Civil Espanholha, a 18 de Julho. Santo Irmão Hilário teve de se refugiar na casa de uma família amiga em Mollerussa para que não fosse morto, Mesmo assim, Santo Irmão Jaime Hilário foi preso e levado até ao Cárcere Público de Lérida, sendo posteriormente enviado para Tarragona, onde ficou preso num "barco-prisão" com muitos outros religiosos, entre os quais os seus antigos irmãos de Mollerussa.

A 15 de janeiro de 1937 Santo Irmão Jaime Hilário compareceu perante o tribunal. Por não ter negado a sua fé, Santo Irmão Jaime Hilário foi condenado, pelo fato de ser religioso. A 18 de janeiro de 1937, pelas 15h30, foi fuzilado no Cemitério "La Oliva" em Tarragona. Mesmo após vários disparos, Santo Irmão Jaime Hilário permanecia de pé. O chefe, então furioso, aproximou-se e matou-o, com um tiro à queima-roupa na cabeça. No entanto, antes de morrer, Santo Irmão Jaime Hilário ainda conseguiu dizer:

"Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!".

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de Novembro de 1999.

Curiosidade: Diz-se que terá morrido às 15h30 do dia 18 de Janeiro de 1937 perto do cemitério de Tarragona, Espanha

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Évora, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora promove hoje o encontro ‘QNoite’ e convida os jovens para uma “noite repleta de reflexão”. De acordo com a informação divulgada na página da internet da Arquidiocese de Évora, a edição deste ano do ‘QNoite’ começa às 21h00, na Sé […] The post Quaresma: «QNoite» é uma proposta para os jovens de Évora appeared first on Agência ECCLESIA.

• Porto, 29 fev 2020 (Ecclesia) – A Banda Missio vai fazer hoje um concerto de apresentação do 3º CD «Sai do Sofá», às 22h30, no auditório do Seminário de Vilar (Porto). O concerto está integrado numa atividade do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto «Escutar Deus na Voz dos Jovens» e como tal […] The post Igreja/Música: Banda Missio apresenta CD «Sai do Sofá» appeared first on Agência ECCLESIA.

• Setúbal, 29 fev 2020 (Ecclesia) – Uma curta-metragem sobre a vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz é o mote para um concerto multimédia da banda e-Vox que vai ser hoje apresentado, às 16h00, na Galeria do 11, em Setúbal. O espetáculo a que foi dado o nome de «Nesta Serra do […] The post Setúbal: Vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz apresentada em concerto appeared first on Agência ECCLESIA.