Santa Margarida da Hungria

18 Jan - Margarida da HungriaSanta Margarida da Hungria, foi filha do rei Bela IV da Hungria e de Maria Lascarina.

Oriunda de uma família de bons princípios, Santa Margarida era sobrinha neta de Santa Edviges e sobrinha de Santa Isabel da Hungria, irmã mais nova de Santa Cunegunda e da Beata Iolanda.

Santa Margarida era a filha mais nova do casal real. Tinha sete irmãs. Na altura do nascimento de Santa Margarida, os seus pais viviam no exílio, na Croácia, devido às invasões mongóis (1241-1242). Os pais de Santa Margarida fizeram a promessa que caso o seu País ficasse livre a sua filha seria religiosa. Assim, com apenas quatro anos, Santa Margarida entrou no Convento dominicano de Veszprém.

Seis anos mais tarde, Santa Margarida mudou-se para um convento, que os seus pais fundaram no rio Danúbio, em Nyulak Szigete, junto de Buda (hoje chamada de Ilha Margarida, em sua homenagem). Ai viveu toda a sua vida, com grande devoção religiosa, e recusando as tentativas de seu pai para que se casasse com o rei Otokar II da Boémia.

Nascimento: 27 de janeiro do ano de 1242 d.C., em Fortaleza de Klis, Klis, Croácia

Morte: 18 de janeiro de 1271 d.C., em Ilha Margarida, Budapeste, Hungria

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Évora, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora promove hoje o encontro ‘QNoite’ e convida os jovens para uma “noite repleta de reflexão”. De acordo com a informação divulgada na página da internet da Arquidiocese de Évora, a edição deste ano do ‘QNoite’ começa às 21h00, na Sé […] The post Quaresma: «QNoite» é uma proposta para os jovens de Évora appeared first on Agência ECCLESIA.

• Porto, 29 fev 2020 (Ecclesia) – A Banda Missio vai fazer hoje um concerto de apresentação do 3º CD «Sai do Sofá», às 22h30, no auditório do Seminário de Vilar (Porto). O concerto está integrado numa atividade do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto «Escutar Deus na Voz dos Jovens» e como tal […] The post Igreja/Música: Banda Missio apresenta CD «Sai do Sofá» appeared first on Agência ECCLESIA.

• Setúbal, 29 fev 2020 (Ecclesia) – Uma curta-metragem sobre a vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz é o mote para um concerto multimédia da banda e-Vox que vai ser hoje apresentado, às 16h00, na Galeria do 11, em Setúbal. O espetáculo a que foi dado o nome de «Nesta Serra do […] The post Setúbal: Vida ascética do poeta e eremita Frei Agostinho da Cruz apresentada em concerto appeared first on Agência ECCLESIA.