Erro
  • Erro ao carregar sinal web

Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Honorato de Arles

Quinta-feira, 16 Janeiro 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 4385

16 Jan - honoratoSão Honorato era filho de uma nobre família romana, tendo vivido em Roma em meados do século IV, São Honorato recebeu educação elevada, mas ao contrário do que a sua família esperava, São Honorato usou a sua educação para se firmar líder da Igreja como monge e pastor. São Honorato converteu-se depois de adulto, mesmo tendo sido pressionado pelos seus pais para que abandonasse a sua fé. São Honorato, conseguiu converter também o seu irmão, de nome Venâncio.

Assim que os pais morreram, São Honorato e Venâncio, seu irmão, desfizeram-se de todos os bens, doando tudo aos necessitados e transformando-se em pregadores. São Honorato e o seu irmão, viajaram pela Síria, Grécia e outras terras espalhando o catolicismo.

Quando Venâncio morreu, São Honorato resolveu regressar a Itália, onde foi ordenado sacerdote.

Mais tarde São Honorato, fixou-se em Lerins, uma ilha desabitada que viria a ficar conhecida como "Ilha Feliz". Tudo isso, porque São Honorato ali fundou um mosteiro de elevada inspiração espiritual e intelectual, que rapidamente se tornou uma venerada escola de monges. 
O mosteiro resistiu e semeou a fé até à Revolução Francesa , quando os monges foram desterrados e a construção confiscada. Apenas 50 anos depois é que o bispo de Fréjus conseguiu reconstruí-lo.

Quanto a São Honorato, teve que deixá-lo quando foi eleito bispo de Arles.

Morte: ano 429 d.C.

Curiosidade: São Honorato costumava dizer aos seus discípulos "quem é virtuoso não precisa estar triste".

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 1 Sam 9, 1-4. 17-19: 10, 1a; Sal 20 (21), 2-3. 4-5. 6-7 Ev Mc 2, 13-17 * Na Ordem de São Domingos – S. Margarida da Hungria, virgem – MO * 1º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve divulga que o cantor hispano-luso e fadista Juan Santamaria vai cantar poemas de Santa Teresa de Jesus e cantos de Natal, pelas 18h00, deste domingo, no Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão. Num comunicado enviado ontem, a diocese informa que Juan Santamaría une neste projeto a poesia dos …

  • Os cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos residentes no Algarve vão voltar a rezar juntos, no dia 18 deste mês, pela unidade das suas Igrejas, associando-se assim à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que anualmente é celebrada, no hemisfério norte, entre 18 e 25 de janeiro. No Algarve, a iniciativa, …

  • O bispo do Algarve presidiu no passado dia 30 de dezembro à celebração do sacramento da confirmação de sete jovens na comunidade da Tôr, pertencente à paróquia de Querença, o que já não acontecia há quase 40 anos. A celebração, presidida por D. Manuel Quintas, teve lugar na igreja da aldeia da Tôr. O sacramento …

Ecclesia

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Onde Estamos

Visitas

Visitas
3945
Artigos
3
Favoritos web
18