Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Plácido

Quarta-feira, 15 Janeiro 2020por Visualizações : 6268

15 Jan - PlcidoA vida de São Plácido está ligada à do seu primo São Mauro, também chamado de Amaro. São várias as circunstâncias que ligam a vida destes primos. Primeiro, porque ambos foram entregues pelos seus pais ao amigo Bento de Nórcia, para que recebesse uma boa educação cristã. Depois, porque Amaro salvou São Plácido da morte, na infância. Nesta ocasião, Bento teve uma visão em que Plácido se afogava na água de um lago. Então, mandou Amaro correr a impedir o acidente. Ao chegar ao local, Amaro caminhou sobre as águas e retirou Plácido com vida.

Os pais de São Plácido eram Tertulo e Faustina, nobres e ricos. São Plácido tinha três irmãos Eutíquio, Flávia e Vitório. 

São Plácido tornou-se sacerdote, e foi enviado para a cidade de Messina, na Sícilia para construir um mosteiro, do qual foi eleito abade. Plácido optou por construí-lo fora dos muros da cidade e ao lado do mosteiro construíu também uma igreja dedicada a São João Batista.

Um dia, e cheios de saudades, os três irmãos, foram até Messina visitar São Plácido, ficando hospedados no mosteiro. Em setembro do ano de 541, os árabes sarracenos, invadiram o mosteiro, desturíndo tudo e matando os monges que encontravam pelo caminho.

Depois virando-se para os quatro irmãos disseram-lhes que seriam poupados se renegassem o seu Deus. Plácido tomou a palavra e disse: "jamais traíremos a fé em Cristo e por isto estamos prontos para morrer". Os árabes arrastaram-nos então até à praia vizinha e foram todos brutalmente mortos, com as cabeças decepadas. OS corpos foram depois recolhidos pelos monges que sobreviveram e sepultados na igreja semidestruída.

O mosteiro e a igreja foram por diversas vezes destruídos e reconstruídos devido aos bárbaros. Com a explusão definitiva dos árabes da Sicília, em 1099, a paz voltou a reinar e o imperador Rugero, mandou reconstruir tudo. 

Porém, a grande surpresa aconteceu quando o no ano de 1588, o superior do mosteiro, verificando que a igreja não tinha ventilação nem luz, mandou abrir três grandes portas. Nas obras, foram descobertos os corpos dos quatro irmãos, e ao ser retirado o corpo de São Plácido surgiu uma fonte de água puríssima que não existia no local e que os devotos atribuíram como sendo milagrosa. 

Com o terramoto de Messina em 1918, a igreja e o mosteiro foram totalmente destruídos. 

Curiosidade: As relíquias de São Plácido estam na Cripta da Capela do Mosteiro de Montecassino, onde estão também as do seu primo Amaro.

Em 1962, a Igreja, determinou que os dois primos sejam festejados a 15 de janeiro, no entanto e devido ao culto a São Plácido ser muito intenso, os devotos também o celebram a 5 de outubro, por esta ser a data que anteriormente era atribuída a São Plácido.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18