Santo António Maria Pucci

Domingo, 12 Janeiro 2020por Visualizações : 6310

12 Jan - Antnio PucciSanto António Maria Pucci, nasceu em 1819, em Pogiolo de Vernio, em Itália. Foi batizado como Eustáquio Pucci. Existem documentos que o referem como tendo seis irmãos, outros como sendo o segundo de nove filhos. A sua família era católica, no entanto Santo António Maria Pucci, enfrentou a resistência dos irmãos quando tentou seguir a vida de religioso.

Aos dezoito anos, Santo António Maria Pucci, ingressou no convento dos Servos de Maria da Santíssima Anunciação de Florença, onde mudou o nome para António Maria. No ano de 1843, fez a profissão religiosa e depois de alguns meses Santo António Maria Pucci foi ordenado sacerdote. Quatro anos depois Santo António Maria Pucci foi enviado, como vice pároco para a nova paróquia de Santo André, em Viarégio, confiada aos servitas. Ao fim de três anos, Santo António Maria Pucci, tornou-se pároco, função que exerceu durante quarenta e oito anos.

Durante a sua vida, Santo António Maria Pucci dedicou-se à cura espiritual e material dos seus fiéis. Santo António Maria Pucci enfrentou duas epidemias na cidade, tratando pessoalmente dos mais doentes, pois tinha o dom da cura e do conselho. Os paroquianos respondiam com afeto a esta completa doação.

Ao mesmo tempo, durante vinte e quantro anos, Santo António Maria Pucci, foi o superior do seu convento em Viarégio, e por sete anos superior da Província Toscana dos Servos de Maria.

No ano de 1853, Santo António Maria Pucci fundou a congregação das Irmãs Auxiliares Servas de Maria direccionadas para a educação de adolescentes, e criou o primeiro orfanato mariano para as crianças doentes e pobres.

Depois de socorrer um doente, numa noite fria e de tempestade, Santo António Maria Pucci, contraiu uma pneumonia fluminante, que o levou à morte em 12 de janeiro de 1892. Santo António Maria Pucci foi sepultado no cemitério da congregação onde permaneceu até 1920, intercedendo e alcançando graças para seus devotos.

Nascimento: 16 de abril de 1819 d.C., em Pogiolo de Vernio, Florença, Itália.

Curiosidade: As relíquias de Santo António Maria Pucci foram transladadas, em 1920, para a Igreja de Santo André, onde havia desenvolvido todo o seu ministério sacerdotal.

O Papa João XXIII celebrou a sua canonização no ano de 1962, e elevou a igreja, que guarda a sua memória, a condição de basílica. Na cerimónia solene ele declarou Santo António Maria Pucci "um exemplo fúlgido de vida religiosa e aplicada à pastoral das almas".

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco