São Luís Orieone

Quinta-feira, 16 Maio 2019por Visualizações : 2204

16mai s. luís orleoneSão Luís Orione, nasceu a 23 de junho de 1872 em Pontecurone (Itália) e faleceu a 12 de março de 1940 em Sanremo (Itália).

São Luís Orione era filho de uma família pobre. Os seus pais eram camponeses e muito simples. A sua mãe, sábia educadora, serviu de inspiração e modelo por toda a vida. São Luís Orione recebeu os fundamentos da sua fé no aconchego de seu lar.

Apoiado pela família, São Luís Orione ingressou no Oratório Salesiano em Turim, uma obra dedicada à educação e formação de crianças, adolescentes e jovens pobres. A 14 de setembro de 1885 São Luís Orione entra na Ordem Franciscana no Convento de Voghera e em 1889 entra no Seminário de Tortona.

Em 1892, sendo ainda seminarista, São Luís Orione fundou duas escolas dedicadas à formação de crianças e jovens. Ordenado sacerdote em 1895, São Luís Orione passou a dedicar-se aos necessitados com todo ardor e dedicação.

Em 1899 São Luís Orione fundou a Pequena Obra da Divina Providência (religiosos empenhados na caridade e em pregar o Evangelho). Os Pequenos Cotolengos são uma casa em que promovem e apoiam os deficientes físicos e mentais. A Ordem teve aprovação diocesana em 1903.

Em 1908, houve um terremoto terrível na Sicília e Calábria, na Itália. São Luís Orione viaja para Messina e para Reggio Calabria a fim de ajudar o povo. O seu trabalho no socorro das inúmeras vítimas foi tão bom que o Papa Pio X lhe pediu para que ficasse lá por mais tempo. São Luís Orione atendeu, ficando lá por três anos.

Em 1915 São Luís Orione esteve em Mársica (Abruzos) para ajudar por causa de outro terramoto. No mesmo ano, funda a Congregação das Pequenas Irmãs da Caridade, a que chamou “Pequena Obra da Divina Providência” e cujo objetivo era atender aos pobres, humildes trabalhadores, doentes, necessitados e, principalmente, aos esquecidos pela sociedade. Posteriormente São Luís Orione fundou a Congregação dos Padres Orionitas. Depois, fundou a Congregação das Irmãzinhas Missionárias da Caridade. Mais tarde, fundou a Congregação das Irmãs Sacramentinas. Finalmente, fundou a Congregação dos Eremitas de Santo Alberto. Nessas duas últimas fundações, um dos objetivos era admitir religiosos cegos, coisa que, na época, era difícil.

Logo depois da Primeira Guerra Mundial, São Luís Orione começa a espalhar o seu trabalho em Itália e no mundo.

Fundou e construiu (1926 - 1931) o Santuário N.S. da Guarda em Tortona e o Santuário N.S. de Caravaggio em Corvino San Quirico.

Faleceu em Sanremo, a 12 de março de 1940.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II a 16 de maio de 2004.

São Luís Orione rogai por nós!