Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Bertoldo

Sexta-feira, 29 Março 2019por Visualizações : 2532

29Mar S. BertoldoSão Bertoldo nasceu em data incerta em Limoges (França) e faleceu a 29 de março 1195 no Monte Carmelo, em Haifa, na Palestina. Poucos são os elementos biográficos precisos sobre a vida deste santo. Algumas fontes referem que o seu nome de batismo era Bartolomeu Avogadro e que estudou teologia em Paris, sendo depois ordenado sacerdote.

Segundo a tradição São Bertoldo era familiar de Aymeric de Malifaye, patriarca latino de Antioquia. No ano de 1098 São Bertoldo acompanhou os cruzados até Antioquia no tempo em que esta foi sitiada pelos sarracenos. Com a cidade sitiada chegou a fome, a sede, a morte e começaram as doenças. São Bertoldo prometeu a Deus vestir consagrar-se à Virgem Maria caso a cidade fosse libertada. São Bertoldo teve depois uma visão na qual lhe apareceu Jesus Cristo acompanhado de sua mãe, a Virgem Maria e de São Pedro, revelando-lhe que a cidade seria libertada.

Nessa mesma noite, do céu caiu fogo dizimando as tropas sarracenas, o que animou os cristãos a atacar os inimigos. Segundo a tradição quando saíram do campo, ocorreu outro milagre e do céu terão baixado montados em cavalos brancos São Jorge; São Demétrio, São Maurício e São Mercúrio que ajudaram os cristãos, tendo sido mortos 100000 mouros. Conquistada a cidade, São Bertoldo prosseguiu com os cruzados e chegaram a Cesárea no dia de Pentecostes. Como ficava perto do Monte Carmelo, São Bertoldo organizou uma peregrinação de militares e eclesiásticos. Ali falou da sua promessa, pedido para ser admitido entre os religiosos.

São Bertoldo tornou-se então eremita no Monte Carmelo, em Haifa. Ali São Bertoldo fundou uma pequena comunidade de seguidores, com os quais construíram uma pequena capela.

Aos poucos, crescia o número de eremitas, os quais se espalharam por todo o local, vivendo separados uns dos outros em pequenas cavernas, procurando assim imitar o grande profeta.

São Bertoldo tinha por hábito rezar uma Avé Maria e uma Salvé Rainha por cada uma das horas canónicas, costume este que terá introduzido no ofício próprio da Ordem Carmelita.

São Bertoldo viveu como um religioso exemplar e governou a comunidade por quarenta anos até falecer a 29 de março de 1195.

 

São Bertoldo rogai por nós!



Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18